TRAÇOS, PALAVRAS E IDEIAS
O MUNDO DE HERMES.
Duas semanas para celebrar o trabalho e os ideais de um escritor. Em agosto a capital recebeu as atividades de O MUNDO DE HERMES, evento dedicado ao autor e ilustrador gaúcho Hermes Bernardi Jr., falecido no ano passado. Totalmente gratuita a programação teve como palco o Centro Municipal de Cultura. Durante o período, o local teve como atrações: lançamento do livro inédito, exposição, contação de histórias e outras iniciativas que visam a formação de leitores – causa pela qual o homenageado militava.
O panorama montado teve o objetivo de tentar reproduzir como eram os processos criativos de Hermes Bernardi Jr., as relações pessoais e o espaço que ele ocupava no cenário cultural da cidade. Responsável por livros infanto-juvenis como ABECEDÁRIO ALEGRE DO PORTO, PLANETA CAIQUERIA e LILIPUT DE SORVETE E CHOCOLATE, o artista também foi autor de peças para crianças e, por mais de 10 anos, frequentou o Atelier Livre como artista, aprendiz e usuário do espaço. “O evento buscou cobrir essa amplitude grande”, aponta Annete Baldi, diretora da editora Projeto e uma das realizadoras do evento.
As atividades ora desenvolvidas por meio de uma série de parcerias – que vão da Câmara Rio-Grandense do Livro e prefeitura de Porto Alegre até as editoras Artes e Ofícios, Biruta, DCL, Edelbra, Zit e Elefante Letrado. No recorte proposto, constam desde oficinas com técnicas de ilustração utilizadas pelo artista até cursos para professores a partir de suas obras.
Conforme Annete, o diálogo com docentes era algo que dava tanto prazer ao escritor quanto trabalhar para os pequenos – tudo com a missão de fomentar a formação de leitores. Em uma das palestras , por exemplo, Vera Teixeira de Aguiar ressalta um panorama histórico da literatura infantojuvenil no Brasil e situa a obra de Bernardi Jr. Neste contexto.
Outro destaque foi o lançamento de INVENTÁRIO DE GENTE (28 páginas), livro póstumo que também saiu pela editora Projeto – com a qual o autor colocou no mercado outros três títulos. A publicação destaca uma narrativa em versos que valoriza a diversidade. “É um poema que lista os tipos diferentes de gente que existem no mundo. Ele faz um jogo com os adjetivos”, antecipa Annete, relatando que o texto foi finalizado e teve revisões aprovadas pelo escritor.
Já as ilustrações foram completadas pela artista recifense Rosinha, que trabalhou com rasgaduras que Hermes Bernardi Jr. Vinha realizando. Em vez de completar a obra à sua maneira, ela preferiu dar continuidade às criações do idealizador: aproveitou o material existente e o embolou, misturou, fez cirandas e colocou de mãos dadas as figuras que estavam prontas.
Conforme a editora, o resultado vai ao encontro da bibliografia do homenageado, que ela define como original. “A visão do mundo que passa (com sua obra) é de muito respeito com as crianças. Em seus livros, as considera leitoras totalmente capazes de entender as piruetas poéticas que faz com palavras e imagens”, afirma Annete, acrescentando que a associação entre o real e o imaginário também são marcas na trajetória do gaúcho. “É preciso fazer isso com muita competência para não cair no ridículo. E ele fez.”
Fonte: Jornal do Comércio/Ricardo Gruner em 16/08/2016.