Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                             

                            

 

 

 


Instituto de Leitura Quindin, Caxias do Sul-RS
Instituto de Leitura Quindin, Caxias do Sul-RS

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM

 

CAXIAS DO SUL GANHA ESPAÇO DE FOMENTO À LEITURA

 

Caxiense radicado no Rio, Volnei Canônica está à frente do Instituto de Leitura Quindim (nome inspirado no rinoceronte criado por Monteiro Lobato para o Sítio do Picapau Amarelo).

 

INSTITUTO DE LEITURA QUINDIM será inaugurado no dia 30 de novembro.

 

O escritor Volnei Canônica não contém o largo sorriso ao apresentar o mascote do Instituto de Leitura Quindim (ILQ), espaço dedicado à literatura infantojuvenil que abre as portas no dia 30 de novembro, junto ao Centro Cultural Moinho da Cascata, em Caxias do Sul:

 

- A literatura é tão forte quanto um rinoceronte e tão doce quanto um quindim.

 

Além de abrigar uma biblioteca inclusiva com mais de 5 mil livros, acervo formado por títulos nacionais e estrangeiros escolhidos por especialistas, o complexo também contará com livraria e centro de estudos e pesquisas para assuntos relacionados à infância e juventude. O convite para ocupar o Moinho da Cascata foi do Grupo Teatral Ueba.

 

Canônica, que já foi diretor do Departamento do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (MinC), afirma que o Instituto Quindim nasce com objetivo de repensar o “ecossistema do livro”, com foco em crianças, adolescentes e jovens. Será ainda, segundo Canônica, um espaço para aprimorar as ações que o Centro de Leitura Quindim realiza desde 2014. Será a sede física do clube de leitura virtual voltado ao público infantojuvenil, que, por meio de diferentes modalidades de assinatura, entrega a cada mê livros referenciais selecionados por um time de curadores formado por, entre outros especialistas, o cartunista Ziraldo.

 

O ILQ tem como vice-presidente o escritor e ilustrador Roger Mello. A direção é da professora Luiza Motta, que já coordenou diversas feiras do livro em Caxias.

 

- O leitor está no centro desse ecossistema e tudo o que diz respeito ao livro e à leitura orbita ao redor do leitor, seja o mercado editorial, os promotores de leitura, as bibliotecas públicas e escolares – diz Canônica.

 

- A gente quer formar um leitor crítico, cidadão, alguém capaz de olhar para esse ecossistema e transformá-lo.

 

 

Sem patrocinadores ou recursos públicos, a sede do ILQ se tornou viável graças às parcerias: o projeto arquitetônico, por exemplo, foi oferecido pela arquiteta caxiense Jéssica De Carli, enquanto a ONG Mais Diferenças colaborou para fazer as adaptações de acessibilidade. Para ajudar no custeio da instalação (ele não fala sobre o custo das obras e da concepção) e nas despesas mensais, Canônica pensa em criar, futuramente, uma vaquinha virtual. Segundo ele, tudo foi projetado e pensado para ser referência em inclusão, preservação da memória afetiva do patrimônio histórico, além, é claro, da formação de novos leitores.

 

Morando há 10 anos no Rio de Janeiro, o presidente do Instituto Quindim, que também é ator, diretor de teatro e relações-públicas, não titubeia ao ser questionado dos motivos que o levaram a escolher Caxias do Sul para sediar o projeto:

 

- Além de desenvolver um pouco dessa dívida pessoal com a minha cidade, percebo que Caxias tem um potencial muito grande na área turística e cultural. Vejo aqui um solo fértil para projetos na área do livro e da leitura. Também percebo que é preciso incentivar iniciativas fora do eixo formado por Rio, São Paulo e Minas Gerais.

 

O Instituto de Leitura Quindin é uma entidade sem fins lucrativos e busca recursos para se manter. Para saber como ajudar, entre em contato pelos telefones (54) 30288192 e (54) 30288194

 

Inauguração do Instituto de Leitura QUINDIM (ILQ)

30 de Novembro

Centro Cultural Moinho da Cascata

 

Rua Luiz Covolan, 2820, em Caxias do Sul/RS.

Haverá atrações como um bate-papo sobre um panorama do livro e da literatura no Brasil e as exposições Monstros no Cinema e Um Rinoceronte Amarelo pelo Mundo.

A programação completa será divulgada em breve.

A partir do dia 30, de quarta a domingo, das 10h às 19h, com entrada gratuita,

 

 

Fonte: Zero Hora/Segundo Caderno/Ronaldo Bueno (ronaldo.bueno@pioneiro.com) em 06/11/2018.