Entrevista com Alison, criador e parceiro do canal literário do youtube ÍndiceX
Nos últimos anos o youtube evoluiu muito. A qualidade dos vídeos melhoraram e a facilidade de se abrir um canal também. Para isso bastava uma ideia interessante e o foco em um assunto específico. Assim o site passou a ter uma programação específica, que a qualquer momento poderia ser assistida, com canais de todos os gêneros imagináveis.
Como nosso assunto é literatura, convidamos o Alison, proprietário do canal literário ÍndiceX, e também do blog de mesmo nome. Tanto no canal como no blog são passadas opiniões de livros, resenhas e sugestões, de um modo divertido e original.
Leiam a entrevista do Eu, Papel e Letras com o blogueiro e vlogueiro Alison:
Oi Alison, tudo bom? Conte para nós um pouco de você.
Tudo ótimo, obrigado. Tenho vinte anos, faço engenharia de produção e também dono do canal literário Índice X, sei que são duas coisas paralelas, mas por mais que goste de exatas, vejo que o gosto pela leitura é essencial independente da ocupação.
Por você fazer parte de um canal literário, onde faz resenhas de livros e expõe suas opiniões, deve ser um apaixonado pela literatura. Como surgiu essa paixão?
Sim, a paixão por livros é essencial para ter um blog literário. O amor por livros veio no colegial, por incrível que pareça. Comecei lendo a saga Percy Jackson e quando dei por mim, havia lido o livro tão rápido que acabei pegando gosto pela leitura.
Quais são os seus gêneros preferidos?
Eu gosto muito de livros infanto-juvenil. Agora, quanto ao gênero, realmente não me importo muito, gosto de ler de tudo, mas confesso que evito biografias.
Como e quando surgiu a idéia de criar o Índice X?
O Índice surgiu quando meu amigo, Cristiam, que por sinal também é dono do Índice X, veio me dizer que gostaria de fazer um canal onde pudéssemos ajudar as pessoas a pegarem o gosto pela leitura, e é claro, expor nossas opiniões. Eu rapidamente aceitei e estamos felizes por tudo estar indo bem.
Você tem alguma intenção de algum dia escrever e publicar um livro?
Já tenho dois livros escritos e outros dois em andamento. Escrever é algo que me distrai, e eu gosto disso. Os dois livros escritos fazem parte de uma trilogia de mitologia grega. Já o que venho escrevendo, é para que os fãs do meu canal também possam ter alguma distração. Vou lendo e posto tudo no blog, para que eles possam ler.
Com sua experiência no assunto, como você vê o mercado editorial brasileiro? Principalmente o voltado para os escritores nacionais? Você acredita que realmente exista um preconceito das editoras e dos leitores com os autores nacionais?
Em relação às editoras, vejo que muitas dão preferências a autores estrangeiros. Acredito que ainda haja um certo preconceito das editoras, e também dos leitores. Mas de alguns anos para cá, vi muitos autores brasileiros ficando bastante conhecidos, até mesmo internacionalmente. O mercado em si, está em crescimento quando o assunto é autor brasileiro, acredito que os autores nacionais realmente tenham uma boa oportunidade agora.
Quais são suas expectativas para o futuro do canal?
Espero que possamos crescer cada vez mais, que as pessoas gostem e reconheçam tudo o que estamos fazendo. Tentamos melhorar a cada dia e levar o máximo de entretenimento possível para todos que acompanham! Obrigado, Licínio, foi um prazer poder participar dessa entrevista com vocês.
O canal Índice X e o blog podem ser encontrados nos links abaixo, vale a pena visitá-los:
http://www.canalindicex.com/
https://www.youtube.com/user/canalindicex
Licínio Arantes Neto, autor de Os Dois Mundos – O Arauto, é formado em Direito pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP, e, atualmente, atua como empresário no ramo de construção civil, o que não o impede de realizar suas grandes paixões: a leitura e a escrita.
Contato: lan@eupapeleletras.com.br
Page: www.facebook.com/osdoismundos
Colaboração do escritor Josue Matos