Em 10 de maio foi a estreia do filme polonês "Pani Basia", na Polônia... estou postando aqui para prestigiar um amigo, o diretor, Pawel Delag, e também, porque é um filme ecológico...
Foi apresentado em 2021 na Cracóvia, na BNP Paribas Greem Film Festival, e muito aplaudido, pelo conteúdo de seu enredo. Pani Basia conta a história de uma senhora diagnosticada com câncer no pulmão, devido à poluição existente na Polônia. Segundo as estatísticas 50 mil pessoas morrem todos os anos, na Polônia, pelas péssimas condições do ar.
— "Minha ambição era mostrar mais histórias sobre as pessoas nesses filmes. Eu queria que "Pani Basia" fosse assim. Mas que devemos também entrar em conflito forte com o que é o assunto mais urgente para nós no momento. Com problemas dos quais não podemos mais escapar" — comenta em entrevista quando do Festival em 2021;
— "No final dessa história, eu queria que o ser humano, não a doença, fosse o mais importante. (...) Quando estou fraco ou doente, quero ser visto como um ser humano. E não para um número" — comenta o diretor e produtor.
— Infelizmente, nem todos os filmes ou documentários educativos, ecológicos, atingem todos os públicos, isto é, em todas as línguas. Deveria ser diferente se queremos salvar o planeta, temos que ficar atentos para todos os poluentes, queimadas, lixo descartado irregularmente e tantos outros, que provocarão novas pandemias. "São situações de morte anunciada". nm (Nell Morato)
FILME PANI BASIA
Paweł Deląg como diretor: "Quero fazer filmes que me tocam."
Reportagem de 8 de maio de 2022, por BerenikaOlesińska
Pawel Delag foi recebido no DDTVN, para falar sobre seu filme Pani Basia.
Paweł Deląg ficou do outro lado da câmera e produziu o filme "Pani Basia", cheio de belas emoções. O trabalho do ator abriu o 4º Festival Internacional de Filmes Ecológicos BNP Paribas Green Film Festival em Cracóvia.
— Fiquei emocionada – avaliou Ewa Drzyzga no Dzień Dobry TVN.
Paweł Deląg presta homenagem às vítimas do smog. Ele fez um filme sobre ecologia.
"Pani Basia" é a história de uma professora aposentada que viveu em Nowa Huta toda a sua vida. A heroína do filme adoeceu com câncer de pulmão terminal. No caso dela, o câncer foi consequência da inalação de fumaça e poluição do ar.
Para Paweł Deląg, esta história é extremamente importante porque o próprio ator nasceu em Cracóvia, que há anos lutava com gases venenosos.
— Estamos acostumados ao smog desde a infância, que ele simplesmente existe e que nada pode ser feito a respeito. E a certa altura me chocou porque vi as estatísticas – explicou o ator.
50.000 pessoas morrem na Polônia todos os anos como resultado de doenças causadas pelas péssimas condições do ar.
— Ele é um assassino silencioso. Estamos falando de 120 pessoas por dia que morrem de doenças neoplásicas causadas pela poluição – informou a estrela Dzień Dobry TVN no estúdio.
Portanto, Paweł Deląg, em cooperação com outros criadores do BNP Paribas Green Film Festival International Ecological Film Festival , fez um curta-metragem de 30 minutos sobre ecologia, que deveria durar apenas 8 minutos. O artista foi responsável pela direção e produção da obra. A motivação e empenho da equipe foi tão grande que todas as cenas foram gravadas em apenas dois dias.
— Eu vi uma chance de que seria bom se fosse uma história sobre um homem comum, ou "Sra. Basia", é uma história sobre cada um de nós. É bom falar de um problema importante que afeta a todos nós, mas de forma a atingir o coração do espectador – explicou o ator.
— E você fez isso. (...) Fiquei emocionada – avaliou Ewa Drzyzga (também nascida em Cracóvia), que viu o trabalho de Deląg com seus próprios olhos.
Paweł Deląg como diretor: Como é o outro lado da câmera?
"Pani Basia" é o segundo filme em que Paweł Deląg atuou como diretor. O ator admitiu que a aventura do outro lado da câmera é fascinante para ele e a trata como um desafio intelectual. Ele se inspira para criar obras de sua própria experiência artística. Ele trabalhou com muitos grandes cineastas e assistiu ao seu processo criativo.
— Quero fazer filmes que me toquem e que sejam importantes para mim. Como diretor e produtor, porque também produzi este filme. Alguém vai dizer do ambiente que eu provavelmente sou louco: "Você ainda está escrevendo roteiros?". Sim, eu escrevo roteiros – ele confessou em Dzień Dobry TVN.
O filho de Paweł Deląg, Paweł Junior, também encontrou seu lugar no set de "Pani Basia". Como Pawel Delag lembra do trabalho de seu filho, de 29 anos?
— Ele era o responsável pela coordenação da produção, então, uma pessoa muito importante e espero que mais projetos nos tenham pela frente – anunciou a estrela.
NOTA: O filme está disponível, em língua polonesa, nos canais abaixo:
https://www.canalplus.com/pl/film/pani-basia/h/12495506_70026
A entrevista na íntegra está no link abaixo, infelizmente somente para quem entende o idioma polonês:
Pani Basia Teaser...