Translate this Page




ONLINE
7





Partilhe esta Página

                                            

            

 

 


Documentário Humano para Humano, de Kristoffer Rus
Documentário Humano para Humano, de Kristoffer Rus

"Série documental de refugiados ucranianos da Paprika Studios. A Polônia recebeu o maior número de refugiados ucranianos, assim, os cineastas polacos têm a maior visão da realidade dos refugiados e voluntários."

 

DOCUMENTÁRIO: HUMANO PARA HUMANO

 

E de repente estão bombardeando o seu país, destruindo tudo que as bombas encontram pelo caminho. Uma guerra, onde crianças, jovens, mulheres e idosos, temem por suas vidas e a de seus parentes. Fugir, a única alternativa é fugir, da sua casa, deixar o trabalho de uma vida inteira para trás, a escola, os amigos, o seu chão, o seu país... É muito cruel não ter mais pátria, o seu amado país. O futuro é incerto, como sobreviver, viver de favores de um povo estranho, que mesmo bem acolhidos que foram pelos poloneses, ainda assim são estranhos, principalmente para as crianças, que precisam se sentir seguras.

 

A guerra eclodiu na Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022 e abalou o mundo inteiro. Em apenas algumas horas após os primeiros ataques russos, milhares de refugiados apareceram na fronteira da Polônia. Em meio à confusão da guerra, mulheres, crianças e idosos fizeram uma jornada que parecia interminável, que durou dezenas de horas.

 

O Governo Polonês recebeu os refugiados, dedicando-lhes o seu tempo, ajuda financeira e toda a infraestrutura necessária, permitindo que centenas de milhares de ucranianos encontrassem um refúgio seguro em seu país. Da mesma forma, artistas polacos, comerciantes, e o povo polonês que conhece bem os efeitos de uma guerra, também estavam presentes, ajudando com alimentos, medicamentos, agasalhos e demais itens de primeira necessidade.

 

Este momento incomum é apresentado por uma produção inédita da Viaplay:  Documentário intitulado: "Humano para Humano". Esta é a primeira série de documentários sobre sobrevivência, esperança e desafios enfrentados pelos refugiados da Ucrânia e pelos polacos que os ajudaram. A série Humano para Humano está disponível exclusivamente na Viaplay.

 

"Humano para Humano" apresenta dez histórias comoventes que retratam o destino dos refugiados ucranianos que foram forçados a fugir do seu próprio país. Apesar do medo, da separação dos seus entes queridos ou da possibilidade de perderem o sustento, eles deixaram suas casas, porque tinham o que de mais valioso para salvar - as suas próprias vidas e de seus filhos. Quem são essas pessoas e o que deixaram para trás? Qual é a sensação de perder tudo? Regressar quando findar a guerra, para seu país destruído e começar a reconstruir do zero, o seu país e a sua vida? Ao contrário dos sites de notícias que apresentam a multidão de refugiados anônimos, as câmeras do "Humano para Humano" documentam o destino de pessoas feitas de sangue e ossos. Nós entramos nas suas vidas e ouvimos as suas histórias. Estas são histórias sobre pessoas que nos ajudam a aprender muito sobre nós mesmos.

 

Para dirigir a série Documentário Viaplay intitulada "Humano para Humano", contamos com criadores brilhantes. Os episódios foram criados por documentaristas de renome: Kacper Lisowski (Judge Under Pressure and World Champion);  Zuzanna Solakiewicz (Earth and 15 Sides of the World) e Kryistyna Wa-łajtys-Lonisk (Nuns). Por outro lado, o episódio intitulado Tudo Ficará Bem foi dirigido pelo conhecido ator, diretor e produtor, Pawełl Deląag (Born for the Saber and Mrs. Basia), que também produziu o episódio.

 

A produção de Human to Human está disponível exclusivamente na plataforma de streaming Viaplay, desde novembro de 2022 em todos os países em que a empresa opera. A série foi realizada e produzida pela Paprika Studios. O diretor é Kristoffer Rus, chefe de produção Agnieszka Knysak-Sandecka, produtora de linha Karolina Kajdanowicz. A produção foi supervisionada por Barbara Wi-śniewska-Grzesiak, Produtora Executiva de Conteúdo Não-Script, Viaplay Polska.

 

 

 

O documentário foi produzido em 2022.

Artigo de Nell Morato/Revisado e aprovado por Denis Pluskota PR Project Manager, Poland/Viaplay Group