Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
8





                                              

                            

 

 

 


O Mundo de Hermes Bernardi Jr
O Mundo de Hermes Bernardi Jr

TRAÇOS, PALAVRAS E IDEIAS

O MUNDO DE HERMES.

 

Duas semanas para celebrar o trabalho e os ideais de um escritor.  Em agosto a capital recebeu as atividades de O MUNDO DE HERMES, evento dedicado ao autor e ilustrador gaúcho Hermes Bernardi Jr., falecido no ano passado.  Totalmente gratuita a programação teve como palco o Centro Municipal de Cultura.  Durante o período, o local teve como atrações: lançamento do livro inédito, exposição, contação de histórias e outras iniciativas que visam a formação de leitores – causa pela qual o homenageado militava.

 

O panorama montado teve o objetivo de tentar reproduzir como eram os processos criativos de Hermes Bernardi Jr., as relações pessoais e o espaço que ele ocupava no cenário cultural da cidade.  Responsável por livros infanto-juvenis como ABECEDÁRIO ALEGRE DO PORTO, PLANETA CAIQUERIA e LILIPUT DE SORVETE E CHOCOLATE, o artista também foi autor de peças para crianças e, por mais de 10 anos, frequentou o Atelier Livre como artista, aprendiz e usuário do espaço.   “O evento buscou cobrir essa amplitude grande”, aponta Annete Baldi, diretora da editora Projeto e uma das realizadoras do evento.

 

As atividades ora desenvolvidas por meio de uma série de parcerias – que vão da Câmara Rio-Grandense do Livro e prefeitura de Porto Alegre até as editoras Artes e Ofícios, Biruta, DCL, Edelbra, Zit e Elefante Letrado.  No recorte proposto, constam desde oficinas com técnicas de ilustração utilizadas pelo artista até cursos para professores a partir de suas obras.

 

Conforme Annete, o diálogo com docentes era algo que dava tanto prazer ao escritor quanto trabalhar para os pequenos – tudo com a missão de fomentar a formação de leitores.  Em uma das palestras , por exemplo, Vera Teixeira de Aguiar ressalta um panorama histórico da literatura infantojuvenil no Brasil e situa  a obra de Bernardi Jr. Neste contexto.

 

Outro destaque foi o lançamento de INVENTÁRIO DE GENTE (28 páginas), livro póstumo que também saiu pela editora Projeto – com a qual o autor colocou no mercado outros três títulos.  A publicação destaca uma narrativa em versos que valoriza a diversidade.  “É um poema que lista os tipos diferentes de gente que existem no mundo.  Ele faz um jogo com os adjetivos”, antecipa Annete, relatando que o texto foi finalizado e teve revisões aprovadas pelo escritor.

 

Já as ilustrações foram completadas pela artista recifense Rosinha, que trabalhou com rasgaduras que Hermes Bernardi Jr. Vinha realizando.  Em vez de completar a obra à sua maneira, ela preferiu dar continuidade às criações do idealizador: aproveitou o material existente e o embolou, misturou, fez cirandas e colocou de mãos dadas as figuras que estavam prontas.

 

Conforme a editora, o resultado vai ao encontro da bibliografia do homenageado, que ela define como original.  “A visão do mundo que passa (com sua obra) é de muito respeito com as crianças.  Em seus livros, as considera leitoras totalmente capazes de entender as piruetas poéticas que faz com palavras e imagens”, afirma Annete, acrescentando que a associação entre o real e o imaginário também são marcas na trajetória do gaúcho.  “É preciso fazer isso com muita competência para não cair no ridículo.  E ele fez.”

 

Fonte:  Jornal do Comércio/Ricardo Gruner em 16/08/2016.