Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
8





                                              

                            

 

 

 


Pequenas e Grandes Epifanias
Pequenas e Grandes Epifanias

PEQUENAS E GRANDES EPIFANIAS

 

NO ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA MORTE DO ESCRITOR, UMA SÉRIE DE EVENTOS CELEBRA A DIVERSIDADE E A QUALIDADE DA OBRA DO ESCRITOR GAÚCHO CAIO FERNANDO ABREU.

 

Caio Fernando Abreu (1948 – 1996) foi múltiplo.  Além de escrever teatro, crônica, conto e romance, explorou temas como astrologia, solidão e sexualidade.  Um pouco de cada uma dessas faces do escritor estarão hoje, (em 25/01/2016) no palco do Instituto Ling, quando a atriz Deborah Finocchiaro e o músico Fernando Sessé fazem o recital CAIO EM CONSTRUÇÃO.

O roteiro inclui trechos de diferentes trabalhos de Caio, como O OVO APUNHALADO, PEQUENAS EPIFANIAS e OVELHAS NEGRAS, interpretados por Deborah e com acompanhamento de Sessé, que usa handpan, samplers e outros instrumentos na apresentação.  Com 30 minutos de duração, o recital será(foi) seguido de um bate-papo com sua equipe e a jornalista de ZH Cláudia Laitano.

 

 

Deborah é experiente em levar a obra de Caio para os palcos.  Quando encarnou um dos personagens do autor pela primeira vez tinha 19 anos, fazendo parte do elenco de uma adaptação para o teatro de MORANGOS MOFADOS dirigida por Luciano Alabarse, em 1985 – foi seu segundo trabalho como atriz.  Hoje, ela gosta de dar destaque aos textos escritos nos últimos anos do escritor.

- São crônicas e cartas que Caio escreveu depois de descobrir que tinha HIV.  Os escritos nos fazem perceber que não há dádiva maior do que estar vivo – avalia a atriz.

A apresentação se diz “em construção” pois faz parte de um projeto mais amplo, que foi tomando forma a partir de leituras públicas feitas por Deborah a partir de 2011, quando leu o conto OS SOBREVIVENTES (DE MORANGOS MOFADOS) em encontro promovido pela Associação de Amigos do Caio Fernando Abreu no bar Ocidente.  Em outubro, a artista pretende estrear um  espetáculo sobre o escritor, com direção de Luiz Arthur Nunes e captação de recursos via financiamento coletivo – a campanha deve se iniciar em 10 de março.

- Vejo que Caio tem material para fazer tanta coisa, é um universo tão vasto como válido, além de ter uma linguagem que é compreensível e toca fundo na alma – afirma Deborah.

 

 

Outras homenagens estão sendo programadas para marcar os 20 anos da morte do escritor.  Estão previstos um ciclo de cinema, entre 232 de fevereiro e 2 de março, e a montagem do espetáculo CANÇÕES E MOMENTOS DE CAIO F, com direção de Luciano Alabarse, em 24 de fevereiro.  Ambas as atividades serão no Santander Cultural.

 

MAIS HOMENAGENS A CAIO

CAIO F.: PALAVRAS E EPIFANIAS

O diretor Luciano Alabarse e o ator Gilberto Gawronski compartilham com o público passagens importantes e cotidianas da vida do escritor.  Dia 23 de fevereiro, às 19h, no Santander Cultural.  Entrada Franca.

ESPECIAL CAIO FERNANDO ABREU

Ciclo de cinema voltado ao escritor, com quatro longas e três curtas-metragens baseados em livros ou contos de sua autoria.  Haverá também sessões comentadas dos longas SOBRE SETE ONDAS VERDES ESPUMANTES (23 de fevereiro) e ONDE ANDARÁ DULCE VEIGA? (26 de fevereiro) e do programa de curtas (25 de fevereiro), sempre às 19h.  As exibições ocorrem entre 23 de fevereiro e 2 de março, no Santander Cultural.

 

 

CANÇÕES E MOMENTOS DE CAIO F.

Espetáculo dirigido e comentado ao vivo por Luciano Alabarse, com Simone Hasslan (teclado e voz), Muni (voz) e Pingo Alabarse (textos).  Com mais de 30 anos de amizade com Caio, Alabarse busca demonstrar a faceta de letrista do escritor, bem como canções que outros compuseram para ele e que marcaram sua vida.  Dia 24 de fevereiro, às 19h, no Santander Cultural.

 

Fonte:  ZeroHora/Alexandre Lucchese (alexandre.lucchese@zerohora.com.br) em 25 de janeiro de 2016.