Menu | ALMANAQUE LITERÁRIO |
|
82 |
QUEM FOI PAOLO PASOLINI.
O poeta, cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini nasceu em 5 de março de 1922 na cidade de Bolonha, Itália. Pasolini escrevia poemas desde os sete anos de idade e teve a primeira obra publicada aos 19. Era do partido comunista na sua juventude e chegou a ser preso pelos alemães durante a II Guerra.
Pasolini foi um crítico da Itália do pós-guerra. O uso do erotismo, da violência e da depravação foi constante em sua obra, como meio de expressar sua visão da religião e da problemática social. Seu primeiro livro, Ragazzi di Vita, de 1965, falava da prostituição masculina, de cafetões e de ladrões. Com o livro, ele entrou em choque com setores conservadores da Igreja Católica e do governo.
Sua estreia no cinema foi como roteirista de filmes de Federico Fellini, Francesco Rosi e Mauro Bolognini, entre outros. Como diretor estreou em 1961 no filme Acattone – Desajuste Social. Assim como sua primeira obra literária, Acattone! Também foi polêmico. O filme mostra a vida no submundo romano e mais uma vez trouxe confrontos com os conservadores.
Assim como se lançou no cinema, Pasolini encerrou sua carreira. Seu último trabalho foi Salò, de 1975. O filme que mostra fortes cenas de sadomasoquismo, foi baseado na obra do Marquês de Sade.
POLÊMICO NA VIDA E NA MORTE
Pasolini foi assassinado em 2 de novembro de 1975. A versão oficial é que o crime foi cometido por um garoto de programa, mas diz-se que sua morte teve motivação política.
OS MELHORES FILMES
1975 – Salò – Os 120 dias de Sodoma
Trilogia da Vida:
1971 – Decameron
1973 – Os Contos de Canterbury
1974 – As Mil e uma Noites
1964 – O Evangelho segundo São Mateus
1962 – Mamma Roma
1961 – Acattone! – Desajuste Social.
Fonte: Banco de Dados/ZH