Translate this Page




ONLINE
4





Partilhe esta Página

                                            

            

 

 


Colleen Hoover, a Autora do Momento... no Brasil
Colleen Hoover, a Autora do Momento... no Brasil

A AUTORA DO MOMENTO

Quem é Colleen Hoover, a ficcionista mais lida do Brasil em 2022

 

Colleen Hoover, autora de É ASSIM QUE ACABA, o livro de ficção mais vendido no Brasil em 2022, segundo o referencial ranking da PublishNews, começou na carreira literária de forma independente.  Nascida e criada no Texas (EUA), ela escrevia desde a infância, mas a vida seguiu outro rumo.  Aos 20, já estava casada.  Aos 26, tinha três filhos.  Foi então trabalhar como assistente social.  A conjuntura retardou sua estreia como escritora, porém, permitiu que ela entrasse em contato com uma realidade que seria retratada com realismo, depois, em sua obra.

 

Incentivada pelos pais e amigos a tirar suas histórias do papel, em 2012 ela autopublicou SLAMMED, romance sobre uma jovem de 18 anos lidando com a morte do pai.  A obra foi descoberta por blogueiros literários, chamou a atenção de editoras, chegou à lista de mais vendidos do New York Times e foi publicada no Brasil, em 2013, pela Record, com o título MÉTRICAS.

 

Uma década depois, a legião de fãs de Colleen Hoover só aumenta — e sua lista de livros também.  Ela já publicou nada menos do que 24, como VERITY, ATÉ O VERÃO TERMINAR, TODAS AS SUAS (IM)PERFEIÇÕES, O LADO FEIO DO AMOR, AS MIL PARTES DO MEU CORAÇÃO e HOPELESS, entre outros títulos e séries.  No Brasil, já vendeu mais de 1,4 milhão de exemplares.

 

Seu maior sucesso, no momento, é o romance É ASSIM QUE ACABA, lançado em 2018. O livro é de quatro anos atrás, mas, em se tratan do de Colleen Hoover, a descoberta tardia parece ser uma regra. Só 2022, a autora já ultrapassou a marca dos 400 mil exemplares vendidos, de acordo com o Grupo Record. Isso é mais do que a somatória de suas vendas de 2020 e 2021.

 

Em seus livros, ela aborda temas como abuso, violência doméstica e a perda de pessoas queridas. Seus leitores estão na faixa dos 18 aos 26 anos, conhecidos como "jovens adultos".  E, além de se dedicar exclusivamente à literatura, ela é presença constante nas redes sociais. Isso, ao que parece, ajuda no engajamento de seus leitores.  E tem sido fundamental para diversos exemplares que se firmam no ranking dos mais lidos do país

 

É ASSIM QUE ACABA

É considerado o livro mais pessoal da autora. Conta a história de Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, formou-se em marketing e abriu a própria floricultura. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante e teimoso, com aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento. O livro toca em questões como violência doméstica e abuso psicológico.

 

NOVEMBRO, 9

Fallon conhece Ben, um aspirante a escritor, bem no dia da sua mudança de Los Angeles para Nova York. Eles passam o dia juntos e a vida atribulada de Fallon se torna uma grande inspiração para o romance que Ben pretende escrever. Ela se muda, e eles dizem que vão se encontrar todo ano, sempre no mesmo dia. Mas Fallon começa a suspeitar de que o conto de fadas do qual faz parte pode ser uma fabricação de Ben em nome do enredo perfeito.

 

TARDE DEMAIS

Aqui, a autora volta a abordar relacionamentos abusivos e machismo. É a história de Sloan, que, para proteger o irmão, foi ao inferno. Ela está presa em uma relação com Asa Jackson, um perigoso traficante, e quanto mais os dias passam, mais parece impossível enxergar uma saída. Imersa em uma casa que parece um quartel general, rodeada por homens que ela teme e sem um minuto de silêncio, também parece impossível encontrar qualquer motivo para se sentir bem. Até Carter surgir em sua vida.

 

AS FICÇÕES MAIS VENDIDAS

 

Colleen Hoover lidera a lista do primeiro semestre deste ano no país, cujos destaques são os romances voltados para os chamados jovens adultos (18 a 26 anos)

 

  1. É ASSIM QUE ACABA

de Colleen Hoover (Record): 41,9 mil

 

  1. NAS PEGADAS DA ALEMOA

de Ilko Minev (Buzz): 35,9 mil

 

  1. AMOR E GELATO

de Jenna Evans Welch (Intrínseca): 35,6 mil

 

  1. TORTO ARADO

de Itamar Vieira Junior (Todavia): 32,7 mil

 

  1. OS SETE MARIDOS DE EVELYN HUGO

de Taylor Jenkins Reid (Paralela): 27,9 mil

 

  1. A GAROTA DO LAGO

de Charlie Donlea (Faro): 24,7 mil

 

  1. 7. DEMON SLAYER: KIMETSU NO YAIBA 1

de Koyoharu Gotouge (Panini): 21 ml

 

  1. MIL BEIJOS DE GAROTO

de Tillie Cole (Outro Planeta): 19,2 mil

 

  1. TUDO É RIO

de Carla Madeira (Record): 16,5 mil

 

  1. TODAS AS SUAS IMPERFEIÇÕES

de Colleen Hoover (Record): 16 ml

 

 

 

Fonte:  Zero Hora/Caderno DOC? Maria Fernanda Rodrigues/Estadão Conteúdo em 24/07/2022