Menu | ALMANAQUE LITERÁRIO |
|
165 |
LITERATURA E IDENTIDADE DE GÊNERO EM DISCUSSÃO
O grupo SOMOS – Comunicação, Saúde e Sexualidade, promove neste sábado (aconteceu em 9 de março), às 10h, um encontro com leitura e discussão sobre a vida e a obra do psicólogo, ativista LGBT+ e escritor carioca João W. Nery (1950-2018). Nery foi o primeiro homem trans a passar por cirurgia de redesignação sexual, em 1977, e era uma voz ativa na defesa dos direitos dos transexuais.
Nery narrou a experiência pessoal de compreensão de sua identidade sexual no livro de memórias VIAGEM SOLITÁRIA (Leya, 2011), no qual descreve uma infância e uma adolescência confusa diante da aceitação de sua identidade masculina. Ele também contribuiu com um depoimento na coletânea VIDAS TRANS (2017). Antes de morrer, no ano passado, devido a um câncer, Nery concluiu VELHICE TRANSVIADA, um livro sobre o processo de envelhecimento da população trans, que deve ganhar publicação ainda neste ano.
O SOMOS + Literatura é realizado uma vez por mês discutindo questões da comunidade LGBT+ por meio de expressões literárias.
Fonte: Zero Hora em 10/03/2019