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Marcelo Garbine "Mingau Ácido"
Marcelo Garbine "Mingau Ácido"

ENTREVISTA:     MARCELO GARBINE MINGAU ÁCIDO

 

 

Sua biografia:

Marcelo Garbine escreve crônicas, humor, poesias, letras de músicas, textos motivacionais, dicas gramaticais, stand up comedy, dentre outros gêneros literários.

Edita os seus próprios vídeos com suas poesias, sincronizando texto, imagem e música.

Compõe com diversos músicos.

Adotou o alter ego Mingau Ácido para assinar as suas crônicas de humor.

Nasceu na cidade de São Paulo e atualmente nela reside.

Aos três anos, já ditava estórias para a sua mãe escrever em folhas de papel almaço e grampeá-las em formato de livrinho, com direito à capa, título e nome do autor.

Na adolescência, ganhou os seus primeiros concursos de redação e poesia.

Publicou os seus primeiros livros aos dezessete anos de idade e escreveu os seus primeiros textos para rádio e jornal aos dezoito.

É graduado em economia, membro do Conselho Regional de Economia - Segunda Região - SP - e Servidor Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Já atuou em diversos trabalhos voluntários, inclusive lecionando e utilizando suas composições como alicerce didático.

Redige textos para rádios, revistas e jornais.

Expôs seus materiais criativos em diversos eventos culturais, dentre eles, na Décima Primeira Virada Cultural de São Paulo - edição 2015 - na qual foi exibida uma seção de vídeos de sua autoria no Palacete Conde de Sarzedas.

É membro de três Academias de Letras Internacionais:

1 – Academia de Letras y Artes de Valparaíso – Chile;

2 – Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires – Argentina;

3 – Academia de Letras de Lisboa – Portugal.

 

 

Breve relato de suas obras:

Algumas sinopses de filmes de declamações poéticas de Marcelo Garbine:

"A madrugada acabou":

Nada é completamente vago. Até mesmo no vazio encontramos preenchimento, ainda que seja de sonho, esperança e poesia. E lá no frio da madrugada, quando o coração clama por qualquer sorte de calor que alivie a algidez, eis que a dor é acirrada e somente resta a suavidade utópica da fantasia poética para abrandar a angústia. Os espaços de um apartamento tornam-se extensão do hiato cravado no núcleo do tórax e nossos olhos, ávidos por refolgo, arrancam graça e encanto das tintas e dos azulejos da inanimada parede. É na ternura dos versos construídos de tijolos de sofrimento que a penúria do âmago alcança afago.

"Até a próxima, Renata!":

O suicídio de uma menina de quatorze anos de classe alta choca. Quem foi Renata? Por que ela cortou os seus pulsos? Lamentar é fácil... Difícil é entender as suas razões. Escondida atrás de aparência e hipocrisia, a sociedade não tem interesse em saber o que se passa no âmago das pessoas. Renata não suportou isto e decidiu ir embora mais cedo. No crematório, jaz suas cinzas. Nos corações de quem fica, padecimento e remorso. No ar, dúvida e aprendizado com tão categórica atitude de uma jovem.

"Bom dia, Lyra!":

Um "déjà vu" é experimentado quando acordamos ao lado da pessoa que amamos, levamos a ela café da manhã na cama e passamos o dia inteiro com a sensação de completude no coração e na alma. Mas , se novo é este sentimento, de onde vem a impressão de termos vivido tão agradável integridade espiritual e corpórea? Este senso de inteireza é oriundo da esperança asseverada de realização que, por anos, foi companheira dos nossos mais doces desejos. E, se cremos que este dia vai chegar e, enfim, o sol nasce e vemo-nos unidos ao fruto dos nossos sonhos, o êxtase, apesar de novo, toca a pele com uma carícia familiar. E o "consummatum est" faz que olhemos para traz e observemos o passado de exílio anímico cada vez mais distante.

"Cavernas do Coração":

A primeira fresta de luz entra pela janela do nosso quarto. Por um lado, há vontade de permanecer encolhidinho, em posição fetal, embaixo do cobertor, como se estivéssemos no útero materno. Decepções amorosas assolaram-nos. A pessoa com quem pretendíamos passar o restante dos nossos dias neste  planeta deixou-nos e faz a mesma falta que as necessidades humanas mais básicas como a água. Entretanto, do lado de fora, existem ar e pássaros cantando que dão aquele retoque final no cenário de busca de algo novo para a nossa vida. Nossas papilas gustativas clamam por novos sabores, queremos experimentar as frutas do pomar que ainda não degustamos. Alguma coisa vai chegar...

"Mudaram as cores das Rosas de Lúcia":

As cores mudam. O azul do céu que víamos na nossa infância não é o mesmo azul do céu de hoje. O verde será sempre verde, mas a representação da cor não é igual à que um dia foi. E esta vicissitude não é tão simples de ser abstraída. A transmutação gera saudade, a saudade dói e a dor deixa-nos frágil. Quando a debilidade suave impera, é o lado feminino do espírito que melhor serve como porta-voz da aflição. "Lúcia sou eu nas manhãs que amanhecem sem sol". Lúcia quer os seus brinquedos de criança que não existem mais. Lúcia quer paz em sua essência.

"O Relâmpago Anjo":

Todas as dores doem à noite. Na manhã seguinte, há a certeza de um novo nascer do sol, mas as horas que intercalam a ausência da grande estrela incandescente podem deixar não somente as ruas e os cômodos da casa escuros, mas também nosso interior. Por vezes, as contingências da natureza parecem combinar com o estado da alma: chuva no jardim, tempestade no coração... relâmpago no céu, trovoadas na alma... O alívio de um abraço no travesseiro é o que resta quando a ausência cala fundo em nós.

"O tempo, a Camila e as Covinhas":

Ruas e esquinas são por nossos pés pisadas durante anos. Vivemos amores e desamores em vão até que, enfim, surge, o derradeiro desfecho que dá o norte a toda uma vida. E não há barreira decorrente de um longo intervalo de tempo entre os nascimentos de dois seres que seja capaz de impedir que o nobre sentimento seja vivenciado.

O mais puro amor que corre nas veias sanguíneas é retratado neste filme de declamação poética de Marcelo Garbine.

 

"O Vento Khmer":

O velho morre e o novo nasce. O vento chega trazendo o frescor menino às nossas vidas. E, se o brisa vem com uma realidade diferente de tudo aquilo que já conhecíamos, este sopro dos céus é revolucionário. Nossos olhos lacrimejam com a sensação de alívio proporcionada pela brisa que acaricia nossa face. Nesta versão nano do vídeo-poesia de Marcelo Garbine, devaneia-se acerca das delícias da descoberta, do quanto tudo pode mudar. Ao alvorecer deste

ápice, basta reclinar a cabeça, olhando as nuvens, e saborear o gosto deste vento.

 

"Oito Cantos Sagrados":

Fecundação, nascimento, crescimento, dor oriunda das adversidades, alívio proporcionado quando estes obstáculos são superados, sucesso decorrente da luta, regozijo em virtude das vitórias e balanço que se faz ao final de uma vida repleta da gama de sentimentos que permeiam e dão sentido para toda uma existência. Estes são os "Oito Cantos Sagrados" expostos neste filme de declamação poética de Marcelo Garbine que mescla, suavemente, numa sincronia perfeita, imagem, música e poesia.

"Onde estão os anjos?":

Se você tivesse a oportunidade de encontrar você mesmo, quando criança, o que você diria? Ou melhor, o que você ouviria? Você cumpriu as promessas que fez a si mesmo? Os sonhos que criaram fagulhas que fizeram os seus olhinhos brilharem na mais tenra idade continuam vivos? Quando bate aquele peso da sensação que diz que a vida não está valendo a pena, o estresse não seria proveniente de um lapso no decurso entre o desejo e sua concretização que fez a rota ser desviada? Se o caminho não conduz à consumação do querer, o quão aprazíveis podemos almejar que sejam o impacto de nossos pés com o solo? Se o destino da mucosa da boca não for o pote de água, todas as veredas serão aflitivas e somente restará perguntar-se: "Onde estão os anjos?".

 

"Os Leões da Savana Olimpo":

O que existe quando a paisagem urbana acaba?

As lembranças são guardadas no consciente e no inconsciente.

"Depois dos postes e dos muros, há dois dos bosques mais escuros"...

Marcelo Garbine expôs este fenômeno da constituição neural humana em forma de poesia e trouxe-a para mais próximo de nossa compreensão fazendo uso de imagens e música.

 

"Quando maio chegar (Raio - Você)":

A espera pelo amor que tem data marcada para chegar... Ou, ao menos, a esperança de que chegue como um raio... O vídeo-poesia romantiza a graça benevolente da espera e da consequente dor, enquanto a vida esvai-se.

 

 

Como surgiu o escritor MARCELO GARBINE MINGAU ÁCIDO?

Sempre gostei da arte literária. Quando bem pequeno, eu já ditava estorinhas pra minha mãe escrever, como menciono na minha biografia. Com dezessete anos, publiquei os meus primeiros livros. É uma necessidade natural e latente de dizer o que sinto.

 

Mingau Ácido, é o seu “alter ego” ou a denominação é apenas um pseudônimo para combinar com o sarcasmo de suas crônicas?

Mingau era o meu apelido da época da faculdade. O "Ácido" veio pra definir um gênero de humor pelo qual tenho afinidade. A priori, o "Mingau Ácido" nasceu como alter ego pra que eu o usasse, de modo exclusivo, pra assinar os trabalhos humorísticos, colocando-os em outra esfera pra diferenciá-los manifestamente dos trabalhos românticos, os quais assino como Marcelo Garbine. Inclusive, duas contas no Twitter e dois canais no You Tube foram criados pra separá-los bem. Com o tempo, algumas coisas misturaram-se. Entretanto, comumente, sou apresentado como "o dono do blog Mingau Ácido" (que, na verdade, é um site). Muita gente pensa que Mingau Ácido é o nome do meu sítio na internet. Até, em críticas literárias, já vi este tipo de descrição. Eu não ligo pra isso. Deixo as pessoas pensarem o que quiserem e descobrirem o significado com o tempo.

 

Você atua em vários segmentos da literatura, como em poesias, crônicas e letras de músicas, entre outros.Fale de você e seus projetos literários.

Hoje, tenho bem definido que o meu foco principal é a música. Dentre todos os gêneros que amo escrever, letra de música é o que me dá mais prazer e empolgação.

 

O que você acha de ser escritor em um país de poucos leitores, onde a literatura nacional não é valorizada e o custo de edição é alto.

Creio que pra todo tipo de arte existe um público. Números é o que menos importa. Se um determinado gênero de literatura ou arte é demandado por um grupo de pessoas, ele é um sucesso. Isto, por si só, já faz que a quantidade de leitores no nosso país deixe de ser essencial. Além desta circunstância, acredito que, no Brasil, muita gente lê, mas, nem sempre, a literatura que produzimos é a que as aprazem. Existem obras pra todos os gostos. É claro que elevar a quantidade do público leitor faz parte da preocupação do escritor, pelo prisma educacional, contudo, este é um outro tema e não denota entrave direto na carreira literária de ninguém. É apenas uma inquietude de quem ama a cultura e trabalha por sua propagação. Tirante a isto, busco meios multimídia de diversificar os conteúdos que produzo. Poesias viram filmes de declamações poéticas e músicas; textos viram crônicas pra rádio, slides, estórias com animações gráficas, etc. Ou seja, procuro fazer que a minha literatura seja apreciada, inclusive, pelas pessoas que não têm o hábito de ler.

 

E suas composições musicais?  Quem está cantando com Marcelo Garbine?

Os meus maiores parceiros, no momento, é o pessoal da banda Lyra Azul, de Belo Horizonte, integrada por Larissa Sette (voz), Wagney Vinicius (guitarra), Rayane Vaz Liberato e Edilson Lopes Alves (teclado)  e Claudio Oliveira (bateria). Eles já gravaram quatro músicas cujas letras são de minha autoria. E outras estão pra sair do forno. Em breve, teremos mais bandas lançando músicas com letras minhas, como Desidare, do Amapá, e Al Capone, de São Paulo. Estas são as produções musicais catalogadas na lista das que foram ou serão gravadas em estúdio, mas também houve pessoas que fizeram trabalhos artesanais com as minhas obras no mundo da música. Estes trabalhos possuem a sua beleza peculiar e conservo por eles o mesmo carinho que nutro pelas gravações tecnicamente mais refinadas.Também tenho um parceiro musical na área cômica e estamos engatilhando um projeto de músicas humorísticas.

 

 

Você foi agraciado na 1ª Edição do Prêmio Cabo Frio de Cultura e Entretenimento, pelo sua criatividade literária ano 2014. Fale a respeito e se está na expectativa de indicação para a 2ª edição?

As competições literárias são por mim aderidas conforme o ínterim conjuntural. Não possuo foco num certame específico e nem esquadrinho pra averiguar se outras edições suceder-se-ão. Vejo-os como mais uma alternativa de exposição do meu trabalho.

Ganhar o prêmio Cabo Frio de Cultura e Entretenimento foi muito gratificante pra mim. No evento, tive a oportunidade de conhecer artistas fascinantes – alguns famosos – e fazer excelentes amizades. O fato de terem-me agraciado justamente na categoria de melhor criatividade somente fez o meu contentamento aumentar. Foi um acontecimento artístico que repercutiu bastante na cidade e alcançou destaque na imprensa regional. Pessoalmente, reservo um lugarzinho especial pra esta honraria no meu coração, ao lado das solenidades culturais que mais me deleitaram, como, por exemplo, a minha participação na Décima Primeira Virada Cultural de São Paulo – Edição 2015 – na qual foi exibida uma sessão de vídeos de minha autoria.

 

Ciente de que eu não aprecio as academias de letras, porque acho que elas deveriam promover, sem descanso, a nossa literatura.  Independente disso, e sabendo que é acadêmico, AL abre o espaço para que fale a respeito da sua participação e das academias as quais pertence.

As Academias de Letras possuem uma magnitude semelhante à dos prêmios literários pra mim. O propósito de ser membro delas não é ser melhor que ninguém, até mesmo porque ninguém é melhor que ninguém. A qualidade de um escritor, poeta ou artista independe do número de prêmios que tenha conquistado ou Academias das quais faça parte. O desejo de entrar nestas organizações varia de acordo com os objetivos profissionais e as estratégias de cada um. Pra mim, propriamente, sendo uma matéria curricular e de marketing, foi interessante aceitar os seus convites, porque, ao meu ver, não há efeito relevante no conteúdo artístico sem propaganda e vice-versa. Viajar pra Argentina, por exemplo, e tomar posse no Nucleo de Letras y Artes de Buenos Aires foi uma oportunidade de ouro para a ampliação do meu network. Ao mesmo tempo que apreciei a viagem pelo ângulo turístico, dei um passo importante na carreira. No momento, sou membro de três Academias de Letras Internacionais: uma no Chile, uma na Argentina e uma em Portugal.

 

Falando de concursos literários, fale da sua participação no 2º Festival de Poesia da Cidade de São Paulo.  E como ficou a polêmica e as denúncias contra os organizadores do evento?  Tens alguma conclusão?

O Segundo Festival de Poesias da cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, não satisfez requisitos básicos de publicidade. Não houve publicações no diário oficial; o nome dos jurados e as notas dos candidatos só foram anunciados mediante pressão dos candidatos revoltados com a falta de lisura do torneio. A priori, os organizadores recusaram-se a prestar esta conta, achando que não tinham esta obrigação, talvez, por desconhecimento do princípio constitucional da publicidade, garantida pela Carta Magna do nosso País. Poesias que foram inscritas nos últimos dias de um concurso que durou vários meses, não tiveram nenhuma interação, não foram comentadas, nem curtidas e nem compartilhadas (o que contava ponto) e, mesmo assim, foram classificadas, enquanto obras de qualidade, comentadas por centenas de pessoas, não foram. Eu não podia ver um concurso cultural usando o nome da minha cidade e distribuindo prêmios em dinheiro portar-se tão obscuramente assim.

Denunciei-os ao Ministério Público e espero que os organizadores sejam condenados a devolver aos cofres públicos municipais o dinheiro mal empregado.

Temos que lutar pra que uma pouca vergonha dessa deixe de ser comum no nosso país, onde tão poucas oportunidades são vislumbradas pra artistas mostrarem a sua arte. O procedimento está tramitando na Promotoria do Patrimônio Público e Social da Capital.

Estou atualizando as informações acerca dele no meu site, no qual, inclusive, os autos podem ser visualizados na íntegra. A peça jurídica está em sua fase inicial e, provavelmente, transformar-se-á em inquérito.

 

E de outros concursos?

Em breve, terei novidades sobre minhas participações em disputas artísticas. Sobretudo, as de criações de filmes.

 

Além da internet, onde publica seus trabalhos?

Todos os espaços são bem-vindos: coletâneas, jornais de bairro, publicações internas de condomínios fechados, revistas de agremiações, folhetos impressos por promotores de eventos culturais pra serem distribuídos em cerimoniais artísticos, etc. Isto só pra falar de difusão na mídia escrita. Também tenho um programa na Rádio WRA de Santo André, no qual leio minhas crônicas, assim como já participei bastante da Rádio Além Fronteiras de Portugal. Mas são poucos os espaços que conseguem ter um alcance tão grande como a boa e velha internet. Esta – acredito – é a ferramenta prevalecente da maioria dos artistas. Livros, ao meu ver, são um braço da minha produção em cultura. Nunca os situei como primaciais, mas são uma vertente expressiva.

 

 

O site www.mingauacido.com.br é dinâmico.  Gostei muito do Baralho Literário e mais ainda do Biscoito da Sorte.  Criatividade e talento. O que mais precisamos ter para fazer sucesso?   E o que é o tal do sucesso?

Sucesso pra mim é, em suma, o reconhecimento da qualidade do trabalho pelo público e pela crítica. Sucesso não é sinônimo de talento e a recíproca é verdadeira. Considero fundamental manter-se sereno após o sucesso e confiante antes dele. Quando o sucesso chega, não é o valor do artista que muda, é apenas o ponto em que ele foi notado, porém, o artista é o mesmo, antes e depois do reconhecimento. Nem todo detentor de sucesso é talentoso e nem todo talento é sucesso. Existe uma infinidade tão imensa de fatores que acarretam no sucesso que poderíamos escrever milhares de páginas sobre o assunto.

Quanto ao dinamismo do meu site, ele é fruto do meu desdobramento pra ser acolhido pelo público. Se amamos o que fazemos, "plantamos bananeira" pra que as nossas criações sejam apreciadas pelo público. No meio de tanta diversidade cultural e de entretenimento, por que olhariam justo pra mim? É aí que entra a minha responsabilidade de criar uma forma de ser visto.

Quanto às novidades, muitas coisas vêm por aí... mas eu não vou falar pra não estragar a surpresa... Posso adiantar, todavia, que tenho um projeto de animações gráficas de estórias gravadas em áudios (meu Programa Passeio Pelas Palavras) em parceria com o Daniel Sette.

 

Por que você recomenda a leitura de seus escritos?

Somos suspeitos pra falarmos de nós mesmos. Prefiro que a crítica responda a esta pergunta. Confio na inteligência das pessoas. Somente digo que tenho um amor muito grande pelo que faço e produzo um conteúdo fora da caixinha massificada. Não gosto de dar nada mastigado, pois enxergo o senso interpretativo como crucial. É, até mesmo, uma prudência respeitosa à individualidade do leitor.

 

Deixe uma mensagem para seus leitores.

Eu sou extremamente grato a vocês pela atenção e pelo carinho que me dão. Não existe alegria maior pra mim do que quando me dizem que se identificaram com uma obra minha, que riram com uma crônica, emocionaram-se com uma poesia, aprenderam com um texto técnico, motivaram-se com meus escritos, etc. Não há dinheiro nenhum no mundo que pague uma satisfação deste porte. São vocês que me dão vontade de produzir, de acrescentar, de acordar a cada manhã com vontade de fazer algo novo.

Confira suas páginas na internet:

Site: http://marcelogarbine.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/marcelo.garbine

Fanpage: https://www.facebook.com/MingauAcido/?ref=hl

Twitter (Mingau Ácido): https://twitter.com/mingauacido

Twitter (Marcelo Garbine): https://twitter.com/marcelogarbine

You Tube (Mingau Ácido): https://www.youtube.com/channel/UCHT1Wg0uw7Cgam1mYHLVMQQ

You Tube (Marcelo Garbine): https://www.youtube.com/channel/UCPqKtN_SAbd0xtJGZYeSJxw