Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
11





                                              

                            

 

 

 


Filipe Amourous
Filipe Amourous

Entrevista com o escritor Filipe Amourous

 

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

smccomunicacao@hotmail.com

 

Filipe Amourous é uma pessoa que pensa e sente. Engenheiro Civil, que tem na escrita a necessidade de se libertar. A criação do Blog foi a forma de expor ao mundo os seus textos. Um espaço de comunicação com o desconhecido. Enquanto escritor, o livro é o elemento no qual a obra é imortalizada e a criação permanece imutável.

“A escrita aparece cedo na minha vida por necessidade de comunicar, um eco dos meus pensamentos, um grito para quebrar o silêncio da solidão”

 

Boa Leitura!

 

Escritor Filipe Amourous, é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que o motivou a ter gosto por poesias?

Filipe Amourous - Muito obrigado pela oportunidade de promoverem a divulgação da minha primeira obra. É uma honra e estou muito grato.

A poesia é curta, tal como os nossos estados de espirito e permite todas as liberdades literárias.

Eu encaixo-me totalmente nestas duas premissas, pois a minha escrita reflete a forma como vejo e sinto a vida que me rodeia. Gosto do ritmo da poesia.

Quando cheguei ao Brasil, tive o privilégio de ler a obra completa de Vinicius de Moraes e lembro, de ler sozinho em voz alta os seus poemas e sentir esse ritmo, que maravilhoso.

 

Você escreve em outros segmentos literários?

Filipe Amourous - Gosto de escrever pequenas histórias, contos, mas não alongo muito a narrativa porque escrevo apenas para apresentar uma mensagem e os textos são construídos com esse objetivo.

 

Em que momento pensou em publicar o seu livro “Adoramorestimo”?

Filipe Amourous - Criei um Blog com o mesmo nome no início do ano passado (2014) aceitando o desafio de abrir os meus textos ao universo do desconhecido. A aceitação foi uma revelação que me encorajou a assumir o desafio de publicar um livro. Era um desejo antigo.

Os textos são uma enorme exposição de mim mesmo. Pessoas falaram que desconheciam o Filipe por detrás dos textos.

Contatei a Chiado Editora que para enorme satisfação aceitou editar o meu livro. Acreditei estar sonhando.

 

Como foi a escolha do Título para esta obra?

Filipe Amourous - O nome do Blog é uma liberdade literária e uma palavra por mim criada na qual reúno a adoração, o amor e a estima. São sentimentos que valorizo muito na minha vida e que comecei a exprimir nesta única expressão.

Não tive qualquer dúvida de transpor para o livro, este título.

 

O que mais o encanta em “Adoramorestimo”?

Filipe Amourous - Cada vez abro o livro sei que posso abrir qualquer página, ler qualquer texto e sentir como se tivesse acabado de escrever. O livro permite uma leitura aleatória, e que se releia as vezes desejadas.

 

Onde comprar o seu livro?

Filipe Amourous - O livro está disponível na versão impressa e digital e está à venda no site da Editora Chiado e em alguns sites de livrarias, tal como a Fnac de Portugal, a Bertrand, a Wook e a Janina.

 

Quais os seus principais objetivos como escritor?

Filipe Amourous - Continuar a poder comunicar através da minha escrita. Ter o privilégio de poder publicar outros livros. Assumir sempre novos desafios.

 

Quais os principais hobbies do escritor Filipe Amourous?

Filipe Amourous - Sou uma pessoa normal.

 

Como vê o mercado literário brasileiro?

Filipe Amourous - O Brasil é um país com uma dimensão continental, com uma população incrível, com escritores formidáveis que partilha a com Portugal o mesmo idioma o que potencializa um mercado muito vasto.

A Chiado Editora abriu em setembro passado o seu primeiro escritório no Brasil. Temos trabalhado em conjunto na divulgação deste livro no Brasil. Esta experiência ajuda-me a entender a importância da Editora na divulgação das obras. Confesso que a parte mais fácil é escrever o livro.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Filipe Amourous. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Conte-nos em sua opinião o que cada leitor pode fazer para ajudar a vencermos os desafios encontrados no mercado literário brasileiro?

Filipe Amourous - Os leitores são formidáveis, admiro-os. Ninguém melhor do que cada leitor para divulgar cada livro que lê. Não fazemos isso o tempo todo com as coisas que gostamos? O restaurante, o filme...

As redes sociais potencializam muito a divulgação entre pessoas. Pessoalmente entendo que são uma ferramenta muito poderosa na mão de cada leitor.

 

Blog do autor Filipe Amourous

www.adoramoestimo.blogspot.com.br