Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
10





                                              

                            

 

 

 


Onã Silva
Onã Silva

Onã Silva lança série de histórias da enfermagem em quadrinhos

 

A enfermeira e escritora, Onã Silva, lançou no dia 17/07, na 32ª Feira do Livro de Brasília/DF, o livro em quadrinhos “Grandes Enfermeiras: Florence Nightingale e Anna Nery”. O material inédito foi produzido com o propósito de apresentar as biografias de personalidades marcantes que influenciaram a enfermagem e a sociedade.

 

Na edição que será lançada neste domingo, Onã Silva conta a história de Florence Nightingale e Anna Nery, “duas enfermeiras merecedoras do adjetivo “grande” porque modificaram conceitos, romperam preconceitos e realizaram cuidados à saúde, em épocas e cenários adversos”, conta Onã Silva.

 

O lançamento do livro ocorreu às 17h, na mesa 5, que fica na Ala Sul do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília/DF.

 

A assessoria de comunicação do SEEPE entrevistou Onã Silva, que pôde falar um pouco mais sobre esse brilhante trabalho. Para a presidente do SEEPE, Berenice Garcês, a escritora é muito querida em Pernambuco e em todo Brasil pela forma como conta a história da enfermagem.

 

Confira abaixo a entrevista:

Onã Silva - A Poetisa do Cuidar é escritora, filiada a diversas academias literárias e Presidente da Academia IPÊ (Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem). Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Especialista em Saúde Pública, Mestre em Educação e Doutora. Escreve os seguintes gêneros literários: poesia, romance, crônica, dramaturgia, novela, contos e outros gêneros. Algumas obras publicadas: A Quadradinha de Gude; Miriã, uma Enfermeira Bambambã; A Derrota de Penina, Histórias da Enfermagem no Universo de Cordel, Solange Caetano: tem coragem no nome e enfermagem no sobrenome; Enfermagem com Poesia, Cordel do Trabalhador: do labor até o burnô, Poesia nas lentes do monóculo: meus pais, Voa Balão... Voa Imaginação... e outras.

 

Como surgiu a ideia de fazer uma série de histórias da enfermagem em quadrinhos?

Onã Silva - Desde a época que eu cursava graduação em enfermagem que fiquei encantada com a definição “A enfermagem é arte” e suas variantes “a arte da enfermagem”, “a arte do cuidar”, dentre outras. Comecei a construir a minha história profissional envolvida com arte, inovação e criatividade. Entrei na cultura cuidativa e tenho me preparado para cuidar, pesquisar e produzir ciência da enfermagem nesta direção. Para tanto, investi na formação em áreas interdisciplinares relacionadas à arte, bem como no mestrado e doutorado incluindo a criatividade nos objetos de estudos. Quanto a ideia de escrever histórias da enfermagem em quadrinhos, faz parte dos projetos de pesquisa e criação que desenvolvo há algum tempo, visando interfaciar as áreas enfermagem, cultura e arte.

 

Que público pretende atingir?

Onã Silva - Digo assim: esta obra destina-se ao público leitor. O que significa que todos podem apreciar a obra e estão incluídos como leitores: tanto os profissionais de enfermagem, quanto de outras áreas do saber e sociedade em geral.

O livro foi idealizado como bem cultural importante para vários contextos e públicos, pois é uma literatura, no gênero quadrinhos, que possui um poder de atrair diversos leitores pela ludicidade, criatividade, humor e o lado educativo. Ou seja, é um livro democrático com a finalidade de dar visibilidade às histórias da enfermagem, tornando um bem cultural sobre a profissão, acessível ao público leitor.

 

É o seu primeiro projeto desse tipo?

Onã Silva - Tenho uma experiência em projetos desta natureza. Sou uma pesquisadora, escritora e idealizadora de alguns projetos na linha de pesquisa do conhecimento estético - criatividade, ludicidade, cuidar sensível, expressividades - principalmente voltados ao tema história da enfermagem. Posso relatar alguns projetos autorais, produzidos e publicados sobre arte de enfermagem, tais como: peças de teatro, vídeos, literaturas em alguns gêneros (romance, contos, infantil e infantojuvenil), Enfermagem com Poesia: a arte sensível do cuidar e o projeto de inovação chamado Histórias da enfermagem no universo de cordel -  que fui premiada com o título de recordista pelo RankBrasil Recordes.

 

Fale mais sobre o projeto “Grandes enfermeiras”?

Onã Silva - Grandes Enfermeiras é o primeiro livro que integra a Série Histórias da Enfermagem em Quadrinhos, obra inovadora, idealizada e produzida para apresentar as biografias de personalidades marcantes que influenciaram a profissão e a sociedade, pelos cuidados à saúde realizados em culturas e tempos distintos. Foi realizado um trabalho amplo de pesquisa: tanto das próprias histórias quanto da linguagem de quadrinhos e criatividade. O trabalho de criação e arte em quadrinhos de Grandes Enfermeiras é da artista plástica Verônica Saiki.

 

Fale sobre a escolha das homenageadas (Florence Nightingale e Anna Nery)?

Onã Silva - Neste primeiro número da Série, as Grandes Enfermeiras cujas histórias são contadas em quadrinhos são Florence Nightingale e Anna Nery. Duas mulheres, duas enfermeiras que em minha opinião são merecedoras do adjetivo “grande” porque modificaram conceitos, romperam preconceitos e realizaram cuidados à saúde, em épocas e cenários adversos. Minha nova homenagem à elas é pelo fato de que a história das mesmas me inspiram e são inspiradoras para cuidar com arte. Essas Grandes Enfermeiras, antes deste livro de quadrinhos, me inspiraram a escrever romance e cordéis.

 

Para você, qual a importância de abordar a enfermagem de forma lúdica (através de livros, contos, poesias, etc)?

Onã Silva - A importância é enfatizar que a essência da enfermagem é arte. Se a profissão origina-se da estética, os profissionais do cuidar possuem características criativas. Refleti, discuti e apresentei algumas considerações neste sentido na tese de doutorado intitulada “As ondas revitalizadoras da criatividade no ensino superior de Enfermagem - estudo comparativo e multifatorial do perfil criativo dos atores educacionais”, defendida no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade de Brasília (UnB). Publicações sobre enfermagem, geradas no cuidar sensível, oportunizam a atenção à saúde integral, humanizada e humanística; além de estimular a criatividade, promover educação em saúde e desenvolver habilidades e atitudes dos profissionais e usuários do sistema de saúde. Projetos assim para a enfermagem, além de inovadores, são geradores de acessibilidade cultural e contribuem para visibilidade social da enfermagem.

 

Como as pessoas interessadas poderão comprar ou ter acesso ao trabalho?

Onã Silva - Teremos grande alegria em atender aos leitores interessados no livro e acesso ao meu trabalho. Os pedidos do livro podem ser realizados das seguintes formas: e-mail - hist.enf.quadrinhos@gmail.com; celular com whatsApp (61) 99974-4758; Site  www.onasilva.com.br ; https://www.facebook.com/cuidartelivros .

 

Fonte: SEEPE