Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2





                                              

                            

 

 

 


Quem Foi Paolo Pasolini
Quem Foi Paolo Pasolini

QUEM FOI PAOLO PASOLINI.

 

O poeta, cineasta e escritor Pier Paolo Pasolini nasceu em 5 de março de 1922 na cidade de Bolonha, Itália.  Pasolini escrevia poemas desde os sete anos de idade e teve a primeira obra publicada aos 19.  Era do partido comunista na sua juventude e chegou a ser preso pelos alemães durante a II Guerra.

Pasolini foi um crítico da Itália do pós-guerra.  O uso do erotismo, da violência e da depravação foi constante em sua obra, como meio de expressar sua visão da religião e da problemática social.  Seu primeiro livro, Ragazzi di Vita, de 1965, falava da prostituição masculina, de cafetões e de ladrões.  Com o livro, ele entrou em choque com setores conservadores da Igreja Católica e do governo.

Sua estreia no cinema foi como roteirista de filmes de Federico Fellini, Francesco Rosi e Mauro Bolognini, entre outros.  Como diretor estreou em 1961 no filme Acattone – Desajuste Social.  Assim como sua primeira obra literária, Acattone!  Também foi polêmico.  O filme mostra a vida no submundo romano e mais uma vez trouxe confrontos com os conservadores.

Assim como se lançou no cinema, Pasolini encerrou sua carreira.  Seu último trabalho foi Salò, de 1975.  O filme que mostra fortes cenas de sadomasoquismo, foi baseado na obra do Marquês de Sade.

POLÊMICO NA VIDA E NA MORTE

Pasolini foi assassinado em 2 de novembro de 1975.  A versão oficial é que o crime foi cometido por um garoto de programa, mas diz-se que sua morte teve motivação política.

OS MELHORES FILMES

1975 – Salò – Os 120 dias de Sodoma

Trilogia da Vida:

1971 – Decameron

1973 – Os Contos de Canterbury

1974 – As Mil e uma Noites

1964 – O Evangelho segundo São Mateus

1962 – Mamma Roma

1961 – Acattone! – Desajuste Social.

 

Fonte:  Banco de Dados/ZH