Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
6





                                              

                            

 

 

 


J. K. Rowling e Robert Galbraith
J. K. Rowling e Robert Galbraith

UMA ESCRITORA DE MÚLTIPLOS TALENTOS


Para quem gosta de ler como puro entretenimento, uma boa opção é a trilogia de livros policiais protagonizados pelo detetive particular Cormoran Strike. Os livros chamaram atenção no mercado literário desde 2013 tanto pelo que estava dentro como fora das páginas. Após seu lançamento com a assinatura do autor Robert Galbraith, se descobriu que este era o pseudônimo de ninguém menos do que a escritora britânica J. K. Rowling, criadora da série de livros de Harry Potter e atualmente umas das pessoas mais rixas da Grã-Bretanha. A escritora afirma que não foi uma jogada de marketing e que preferia manter esta revelação por mais tempo em segredo. Ela diz que usar o pseudônimo foi uma forma de publicar sem maiores expectativas um livro para adultos e lhe proporcionou um prazer ouvir a opinião de editores e leitores sobre o texto sem pré-julgamentos. E afirma: “Robert” pretende continuar a escrever esta série. A trilogia policial, lançada no Brasil pela Editora Rocco, é formada por O CHAMADO DO CUCO (2013), O BICHO-DA-SEDA (2014) e VOCAÇÃO PARA O MAL (2016 no Brasil).


O protagonista Cormoron Strikje, ganha logo a empatia do leitor. Filho de uma groupie, ele cresceu aprendendo a ser autossuficiente. Militar por um tempo, ele trabalhou na polícia do exército investigando casos internos. Na guerra do Afeganistão, perdeu parte de uma perna. Depois de se recuperar, passou a usar uma prótese e sai do exército, abrindo um escritório como detetive particular. Ao contrário de sentir autopiedade, Strike é seguro e altivo. Perspicaz, geralmente soluciona casos deixando a polícia de Londres constrangida. Ao lado de sua secretária, Robin Ellacot, forma uma dupla imbatível. Neste terceiro livro, o mistério começa quando um pacote chega ao escritório de Strike. Quando a secretária o abre, há uma perna decepada dentro.


Como ponto positivo da narrativa, está o fato de o livro “prender” o leitor, que fica curioso para saber como Strike elucidará o caso. O título VOCAÇÃO PARA O MAL poderia sugerir um livro de terror mais do que um policial. São os crimes escabrosos de um psicopata que trazem a carga horripilante. A obra alterna a narrativa principal com capítulos que entram na mente do assassino, permitindo que se penetre em sua mente insana. Um humor sutil traz certa leveza em meio ao submundo em que os investigadores se metem. Os nomes dos capítulos são retirados de canções da banda norte-americana Blue Öyster Cult, cujas letras são baseadas em literatura noir, dando pistas do clima sombrio que está por vir.


A BBC já comprou os direitos sobre esta trilogia para adaptá-la em uma série de TV. O ator inglês Tom Burke, 35 anos, foi confirmado há poucos dias como o protagonista da série, com produção de Brontë Film.


Mas para quem estava com saudades da escritora com sua própria identidade, seu próximo livro, “Harry Potter e a Criança Amaldiçoada” (Rocco), chegou às livrarias no dia 31 de outubro. A publicação traz o roteiro escrito por J.K.Rowling, Jack Thorne e John Tiffany da peça teatral que estreou em Londres em julho/2016. E, no cinema, J. K. Rowling estreou como roteirista com o filme ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM.


Fonte: Correio do Povo/Adriana Androvandi em 22/10/2016.