Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                              

                            

 

 

 


David Grossman, Man Booker Prize International
David Grossman, Man Booker Prize International

DAVID GROSSMAN GANHA MAN BOOKER PRIZE INTERNATIONAL

 

O escritor israelense David Grossmann foi agraciado na quarta-feira, 14 de junho, em Londres, com o Man Booker Prize International, por O INFERNO DOS OUTROS, um doloroso retrato da sociedade israelense.

 

O Man Booker Prize International, que todo ano premia uma obra estrangeira traduzida para o inglês e publicada no Reino Unido, é uma das mais prestigiosas distinções literárias do mundo. Esta é a primeira vez que um autor israelense é escolhido. O livro se passa durante uma apresentação do humorista Dovale G. na cidade de Netânia, em israel. Em meio a piadas, o comediante começa a desabafar sobre suas agonias pessoais.

 

Obrigado a todos. Amarei este prêmio e esta noite”, agradeceu Grossman, após receber o prêmio em uma cerimônia realizada em Londres. “E obrigado, acima de tudo, a minha maravilhosa, dedicada tradutora, Jessica Cohen”, acrescentou o escritor, de 63 anos, referindo-se à tradução para o inglês que lhe rendeu o prêmio.

 

Composto por cinco membros, o júri se encantou pela obra do autor israelense, que competia com trabalhos como JUDAS, do também israelense Amós Oz (publicado no Brasil pela Companhia das Letras), e DISTANCIA DE RESCATE (ainda sem tradução em português), da argentina Samanta Schweblin.

 

Desde o a no passado, o prêmio é entregue ao autor e ao tradutor da obra. Jessica Cohen e David Grossman vão dividir um cheque de 50.000 libras (56.800 euros). Os livros de Grossman foram traduzidos para 30 idiomas, e o autor já recebeu vários prêmios internacionais.

 

Fonte: ZeroHora/2º Caderno em 16/06/2017