Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                              

                            

 

 

 


Literatura Nórdica na Feira do Livro
Literatura Nórdica na Feira do Livro

FEIRA DOS NÓRDICOS

 

Ensaístas, romancistas e quadrinistas de países nórdicos começam a chegar em Porto Alegre neste fim de semana. A região que contempla a Dinamarca, Finlândia, Islândia, Noruega e Suécia é homenageada pela Feira do Livro deste ano. O evento receberá uma delegação com 11 escritores e intelectuais vindos destes países até o dia 19 – e quatro deles têm atividades nos próximos dias. A maior parte das atividades ocorre no Auditório Barbosa Lessa do Centro Cultural CEEE Erico Verissimo, com entrada franca.

 

Na sexta-feira, por exemplo, a atração é o pesquisador norueguês Dag Oistein Endsjo. Ele apresenta o resultado de um estudo sobre a variedade de concepções religiosas sobre a sexualidade – partindo do cristianismo, judaísmo, hinduísmo, islamismo e budismo e estendendo-se às seitas modernas. O autor de SEXO & RELIGIÃO – DO BAILE DAS VIRGENS AO SAGRADO HOMOSSEXUAL.

 

O mesmo local recebe no dia seguinte, Kim W. Anderson. O autor é conhecido pela HQ ALENA, vencedora do maior prêmio de quadrinhos da Suécia e adaptada para o cinema no mesmo país. A narrativa – publicada no Brasil neste ano – gira em torno de uma menina que sofre bullying no colégio. Josefin, a melhor amiga da protagonista, a intima a dar o troco – ou ela mesma o fará. A obra ainda traz um outro elemento na trama: Josefin morreu há um ano.

 

Christina Rickardsson já palestrou no TedX e sua história teve grande repercussão na imprensa sueca. A autora nasceu no Brasil e viveu seus primeiros cinco anos em uma caverna no parque estadual do Biribi, em Diamantina. Também morou em uma favela em São Paulo antes de ir para um orfanato e ser adotada por suecos. Em sua participação na Feira do Livro, ela divulga um livro sobre sua vida: NUNCA DEIXE DE ACREDITAR.

 

Conforme Marcos Lopes, presidente da Câmara Rio-Grandense do Livros, a passagem dos autores por Porto Alegre é uma oportunidade para trocas e aprendizados. “A feira proporciona essa aproximação para que se comece a publicar mais coisas desses países aqui e para que nossos autores sejam mais visados por lá. É uma porta que se abre”, constata. “A literatura está em uma ascendente muito grande por lá. Eles têm muito para nos ensinar em termos de educação, formação de leitores e de escritores”, completa.

 

Gustav Fridolin é ministro da Educação da Suécia. Ele vai compartilhar aspectos relacionados à educação e à cultura em seu país.

 

Um dos autores mais aguardados pelo público cancelou sua participação. David Lagercrantz, responsável por dar continuidade à série MILLENIUM, saga best-seller criada pelo já falecido Stieg Larsson, não virá à Capital gaúcha.

 

Como atividade complementar, dois longas noruegueses e cinco suecos – todos baseados em obras literárias – compõem uma mostra de filmes no Cine Santander Cultural.

 

Fonte: Jornal do Comércio/Caderno Viver em 05/11/2017