Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
12





                                              

                            

 

 

 


Enigma Envolto em Ataduras
Enigma Envolto em Ataduras

ENIGMA ENVOLTO EM ATADURAS

 

FILME AUSTRÍACO “BOA NOITE, MAMÃE” COMBINA SUSPENSE PSICOLÓGICO E HORROR.  TRAMA MOSTRA MULHER QUE NÃO É RECONHECIDA PELOS DOIS FILHOS APÓS FAZER CIRURGIA NO ROSTO.

 

A conexão física e psicológica impressa na relação entre mãe e filho desde o ventre guarda em si potentes elementos dramatúrgicos, volta e meia explorados no cinema nos mais diferentes registros, do melodrama à comédia de costumes.

Estreando no circuito, o longa-metragem austríaco BOA NOITE, MAMÃE ilumina este tema por um  aspecto mais sombrio e perverso.  Conta a história de dois irmãos gêmeos de nove anos que desconfiam que sua mãe não é a mulher que retornou do hospital com o rosto coberto de ataduras.

 

 

Os diretores Severin Fiala e Veronika Franz exploram o conflito decorrente da dúvida dos meninos Lukas (Lukas Schwarz) e Elias (Elias Schwarz) diante daquela figura estranha (Suzanne Wuest) com quem não conseguem firmar contato visual – fundamental no fortalecimento do elo entre criança e adulto –, costurando elementos de suspense e terror.

Em seus primeiros movimentos, a trama lança o espectador no desajustado universo, paradoxalmente ambientado em um lugar bucólico, que Lukas e Elias exploram.  Correm pelo campo, adentram cavernas escuras, aventuram-se pelo ossário de um cemitério e nadam no lago próximo.

Dentro da casa, porém, o ambiente tornou-se tenso e claustrofóbico com a chegada daquela figura de rosto ainda desfigurado por uma cirurgia – e com o humor instável em razão disso.  Sua presença desestabiliza os meninos.

Enquanto deixa o espectador tateando para absorver as razões desse estranhamento, juntando pistas aqui e ali sobre o que é real e o que é projeção da fértil mente infantil, BOA NOITE, MAMÃE regula com eficiência sua tensão narrativa.  A virada do suspense para um horror mais gráfico e violento também é bem conduzida.  Na sua reta final, porém, o filme busca satisfazer o público que gosta de ter suas expectativas atendidas pelo roteiro.  O que era dúvida e intuição fica por demais explicado.

 

 

BOA NOITE, MAMÃE foi apresentado pela primeira vez do Brasil em maio de 2015, no festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre – Fantaspoa, no qual ganhou o prêmio de melhor roteiro.  A produção representou a Áustria na disputa pela indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Trailer em:   https://www.youtube.com/watch?v=rIDEgaO2tqA

 

Fonte:  ZeroHora/Marcelo Perrone (marcelo.perrone@zerohora.com.br) em 11 de março de 2016.