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Diretor Francês Seduz com Filme Sobre Fases Vida
Diretor Francês Seduz com Filme Sobre Fases Vida

DIRETOR FRANCÊS SEDUZ COM FILME SOBRE FASES DA VIDA

 

“Eu me lembro.”  A frase que antecede a série de experiências resgatadas pelo personagem central de TRÊS LEMBRANÇAS DE MINHA JUVENTUDE remete à nostalgia e à evocação, à busca do tempo perdido que o cinema, com  seu poder de reconstituição, vive usando para fascinar.

No entanto, não se deve esperar do filme dirigido pelo cultuado diretor francês Arnauld Desplechin uma narrativa tradicional, em que o passado costuma ressurgir neutralizado, apagado do que foi negativo, idealizado.

A memória nos filmes desse realizador fascinado pelo cinema de Ingmar Bergman (1918-2007) e influenciado pela psicanálise é traumática e pode se tornar enigmática em seus mergulhos subjetivos.  Além disso, o título TRÊS LEMBRANÇAS DE MINHA JUVENTUDE subentende uma primeira pessoa que poderíamos acreditar ser o próprio diretor mimetizando Bergman, que reencenou sua infância em FANNY E ALEXANDRE.

Trata-se, contudo, de um umbigo ambíguo, pois quem Desplechin repõe em cena é Paul Dédalus, personagem principal de COMO EU BRIGUEI (por MINHA VIDA SEXUAL), seu segundo longa, de 1996.  O sobrenome desse personagem (reinterpretado por Mathieu Almalric quando aparece como adulto) também ecoa o de Stephen Dedalus, alter ego literário de James Joyce.

 

                                    

 

Apesar de este jogo de referências sugerir um labirinto de espelhos para iniciados, o filme também oferece um relato sedutoramente simples debaixo de sua tentação para a complexidade.  A estrutura distribuída em três partes relativas à infância, à adolescência e ao início da vida adulta descreve as vivências de Dédalus tal como ele as imagina ou “se lembra”.

A infância é, como a de todos, breve, fragmentar, feita de medos e de perguntas sem respostas, um amontoado mais de cacos do que de fatos.  Já a adolescência dura um pouco mais e se torna uma aventura, uma trama política que mistura idealismo e troca de identidade, uma época em que as amizades são definidas e simbióticas.

O filme trata essas etapas como prólogos, capítulos breves que ocupam apenas um terço da duração do longa.  Na terceira parte, em torno do primeiro amor e das turbulências das paixões juvenis, é que Desplechin afirma com maior vigor a vocação de seu cinema pelo risco.

O vaivém emocional da relação de Paul com Esther pode até irritar nos excessos de psicodrama, mas o episódio oferece uma tal intensidade de vida que nele o diretor se liberta da carga teórica e faz um filme que voa.

TRÊS LEMBRANÇAS DE MINHA JUVENTUDE – De Arnauld Desplechin, Drama, França, 2014, 16 anos.

 

Fonte:  Folha Press/Cássio Starling Carlos/ZeroHora em 27/11/2015