Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3





                                              

                            

 

 

 


De Volta aos Clássicos de Terror dos Anos 1980
De Volta aos Clássicos de Terror dos Anos 1980

DE VOLTA AOS CLÁSSICOS DE TERROR DOS ANOS 1980

 

ESTRELADA POR WINONA RYDER, SÉRIE “STRANGER THINGS” ESTREIA HOJE NA NETFLIX PROMETENDO NOSTALGIA DO INÍCIO AO FIM.

 

Com produções originais de sucesso como HOUSE OF CARDS e ORANGE IS THE NEW BLACK no catálogo, a Netflix parece estar apostando forte agora na nostalgia.  Depois de investir em remakes que ressuscitam séries cultuadas, entre elas FULLER HOUSE e GILMORE GIRLS, o serviço de streaming recria toda a atmosfera de uma década em sua nova produção.  STRANGER THINGS estreia hoje resgatando elementos dos clássicos filmes dos anos 1980, em especial os de terror, sci-fi e suspense.

 

Estrelada por Winona Ryder, STRANGER THINGS conta, em oito episódios, a história da busca por um garoto que desapareceu sem deixar rastros e em circunstâncias suspeitas.  Explorando fenômenos sobrenaturais que envolvem o sumiço de Will Bayers (Noah Schnapp), a produção recria o ambiente de 1983 em uma cidadezinha de Indiana , nos Estados Unidos.  Winona, que andava meio sumida, estreia em um papel contínuo na TV interpretando Joyce, mãe do garoto que pedirá às autoridades locais o início das investigações.

 

Mesmo assim, amigos de Will decidem não esperar pela polícia e embarcam em uma aventura praticamente épica para encontrá-lo.  Na busca por respostas, os garotos Mike (Finn Wolfhard) Lucas (Caleb McLaughlin) e Dustin (Gaten Matarazzo) encontram uma estranha garota em fuga, com um sinistro “11” tatuado no pulso e com o cabelo estranhamente raspado.  Começa aí uma amizade e eles vão descobrindo detalhes sobre as perturbadoras circunstâncias da garota.  Conforme as buscas avançam, uma série de mistérios envolvendo experimentos ultrassecreto do governo e forças sobrenaturais aterrorizantes vão se revelando.

 

SÉRIE FAZ REFERÊNCIAS A PRODUÇÕES DE SUCESSO

 

A trama é uma verdadeira carta de amor aos anos 1980 e muitas referências à cultura pop da época já foram encontradas por quem pôde ver antecipadamente os episódios.  Do videogame Atari às roupas e trilha sonora, muitos símbolos daquele período prometem levar o público a uma viagem nostálgica pelo tempo, que ainda inclui menções a clássicos do cinema como POLTERGEIST – O FENÔMENO (1982), O ENIGMA DE OUTRO MUNDO (1982), EVIL DEAD – A MORTE DO DEMÔNIO (1982 e, até, OS GOONIES (1985).

 

Além de Winona Ryder, outros nomes conhecidos do elenco são David Harbour (The newsroom), que interpreta o xerife local que vai conduzir a investigação, e Matthew Modine (Nascido para Matar), como Dr. Brenner, um brilhante e misterioso cientista que está de alguma forma ligado às experiências do governo.

 

Com roteiro e direção dos gêmeos Duffer, Matt e Ross (de Wayward Pines), a série foi renovada para uma segunda temporada pelo serviço de streaming antes mesmo de sua estreia.

 

ON DEMAND:  GARIMPO NO MENU DO NOW REVELA CLÁSSICOS DO CINEMA

 

Com a popularização dos serviços de streaming e vídeo sob demanda – que têm como carro-chefe a Netflix –, plataformas tradicionais de exibição de filmes, como a TV por assinatura, ampliam suas ofertas para fisgar os espectadores e acirrar a concorrência.

 

O NOW, serviço atrelado à operadora NET, por exemplo, reforçou seu cardápio com dezenas de filmes clássicos não disponíveis na programação regular dos canais.  A comodidade de se ter o filme à mão na hora que for mais conveniente conta com preços mais atrativos do que os praticados para os lançamentos – o que alivia o bolso do cinéfilo que já paga a mensalidade da assinatura.

 

Grandes obras-primas, assinadas por diretores como F.W. Murnau, Fritz Lang, Alfred Hitchcock, Orson Welles e Billy Wilder, entre outros, têm valores entre R$ 3,90 e R$ 5,90.  Para ver o menu, procure pela aba cinema/catálogo por gênero/clássicos.

 

ALGUNS CLÁSSICOS DISPONÍVEIS NO NET NOW

 

NOSFERATU (1922)

A VERSÃO MUDA DO DIRETOR ALEMÃO f.w. Murnau para a história do vampiro Drácula – não nominado por razões de direitos autorais com o livro de Bram Stoker – é um título emblemático do expressionismo e permanece como uma dos mais impactantes já realizados.

 

METRÓPOLIS (1927)

O diretor Fritz Lang apresenta neste trabalho visionário uma sociedade futurista automatizada onde ricos usufruem na superfície do trabalho pesado dos operários que moram e vivem nos subterrâneos.

 

KING KONG (1933)

Filme que produziu imagens icônicas da história do cinema, como a sequência do gorilão apaixonado no alto do Empire State Building, em Nova York, segurando com uma mão sua musa loira e espanando, com a outra, os teco-tecos que o metralham.

 

O MORRO DOS VENTOS UIVANTES (1939)

William Wyler dirige Merle Oberon e Laurence Olivier nesta referencial adaptação da tragédia romântica escrita por Emily Brontë – sobre casal, ela rica e ele pobre, que tem sua paixão interrompida pelo preconceito.

 

FARRAPO HUMANO (1945)

Para muitos, o longa do versátil Billy Wilder, com Ray Milland, é o melhor já feito sobre o drama do alcoolismo.  Ganhou quatro Oscar: melhor filme, direção, ator e roteiro.

 

INTERLÚDIO (1946)

O Rio de Janeiro como base de operações dos nazistas à época da II Guerra é o cenário desta trama de espionagem assinada por Alfred Hitchcock, com Gary Grant e Ingrid Bergman.

 

MACBETH – REINADO DE SANGUE (1948)

Com poucos recurso financeiros mas muita paixão e talento, Orson Welles realizou toda em estúdio, com sua companhia teatral, esta vigorosa adaptação do texto de William Shakespeare.

 

DEMÊNCIA 13 (1963)

Francis Ford Coppola fez sua estreia na direção com este filme de terror de baixo orçamento, sobre família que enfrenta uma terrível maldição.

 

O AMIGO AMERICANO (1977)

Um dos títulos mais reverenciados do diretor Wim Wenders, aqui adaptando o romance policial de Patricia Highsmith.

 

TRAILER:  https://www.youtube.com/watch?v=fLL0_Vy2Wlo

 

Fonte:  Zero Hora/Segundo Caderno em 15 de julho de 2016.