A POESIA DE MARIA BETHÂNIA
CANTORA VOLTA A RECITAR POEMAS EM NOVO DVD, GRAVADO AO VIVO EM MINAS GERAIS.
Milhares de brasileiros conheceram Fernando Pessoa pela voz de Maria Bethânia. Milhares de fãs se emocionaram ao ouvi-la contando a história do menino Jesus de O GUARDADOR DE REBANHOS e foram em busca de mais versos do maior poeta da língua portuguesa. Isso não significa pouco. Desde o início da carreira (que em 2015 completou 50 anos), ela tem o hábito de recitar trechos de poemas e textos entre as canções dos shows – virou marca registrada. Ultimamente, anda invertendo os papéis. Acabam de chegar ao mercado os primeiros 10 mil exemplares do DVD CADERNO DE POESIAS, em que recita poemas entremeando-os de trechos de músicas.
Gravado ao vivo em outubro de 2013 no 2º Festival de História, promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Diamantina, o DVD mostra Bethânia no palco do auditório, de pé, vestida sobriamente com uma pantalona branca e uma blusa azul claro, tendo à frente um microfone e uma estante onde estão as folhas que vai lendo, de óculos, sob um foco de luz. Uns três metros à sua esquerda, quase na penumbra, o violonista Paulo Dafilin e o percussionista Carlos César. Com 73 momentos, ou “faixas”, em sequência, o roteiro reúne olhares sobre o Brasil e sua história (e a de Portugal, por tabela), sem preocupação cronológica.
No início, ela informa que escolheu textos que ao longo da vida tem dito nos shows. Comenta: “Sei que ler, ouvir, dizer poesia hoje, nesse tempo de tanto desapego, tanta correria, é uma tarefa difícil. É como provocar o mundo, ofender o mundo. Vivemos como se não coubessem mais o silêncio, as delicadezas. Mas cabem, sim, e isso me comove”.
Em entrevista ao jornal O Globo, reforçou:
- Pare um pouquinho, desligue o telefone 10 minutos, leia um verso. Em algum momento, você vai lembrar de como aquilo te fez sentir. Neide Archanjo dizia: “Poesia é uma pétala caindo no abismo”.
Do contemporâneo Waly Salomão ao poeta dos escravos, castro Alves, ambos baianos, durante os 75 minutos do recital-show Bethânia ressalta, entre outros, o cearense Patativa do Assaré, o pernambucano Manuel Bandeira, o alagoano Jorge de Lima, os cariocas Olavo Bilac e Fausto Fawcett, os paulistas Mário de Andrade e Bruna Lombardi, os mineiros Carlos Drummond de Andrade e Guimarães Rosa, e Reynaldo Jardim, Clarice Lispector, Vinicius de Morais, Fernando Pessoa. As músicas são de Villa-Lobos, Chico Buarque, Luiz Gonzaga, Caetano Veloso, Paulinho da Viola, Renato Teixeira, Caymmi, Milton Nascimento... A cada bloco, o público explode em aplausos e bravos. Porque ela, de fato, merece. E agradece: “Obrigado, senhores”.
CANTORA É ENREDO DA MANGUEIRA (VENCEDORA) E TERÁ PROGRAMA NO CANAL ARTE 1.
A delicadeza e a brasilidade orientaram o diretor do projeto, Gringo Cardia. Gaúcho de Uruguaiana há muito radicado no Rio de Janeiro, com assinatura em premiados espetáculos de teatro, dança e música, em CADERNO DE POESIAS ele faz a poesia dialogar com as artes plásticas. O livro com o mesmo título, lançado simultaneamente pela Editora UFMG, é ilustrado por obras de Portinari, Tarsila do Amaral, Heitor dos Prazeres, Carybé e outros. No DVD, Cardia reforça a leitura com recursos de animação gráfica – aqui e ali os versos percorrem a tela. Também usa a cor para marcar expressões, alternando imagens coloridas e em preto e branco.
Em 2014, Bethânia lançou outro DVD, (O VENTO LÁ FORA), ao lado de Cleonice Berardinelli, recitando poemas de Pessoa e gravado na Flip – Festa Literária Internacional de Parati, também em 2013. Membro da Academia Brasileira de Letras, considerada uma das maiores autoridades no poeta português, Cleonice tinha 97 anos de encantadora lucidez – completará cem em 28 de agosto deste ano. Motivado pelo sucesso desses projetos, o canal Arte 1 promete estrear em março o programa POESIA COM MARIA BETHÂNIA. Ela receberá poetas, músicos, escritores e especialistas em cultura brasileira – e quer que os DVDs e programas cheguem gratuitamente às escolas.
Mas, antes disso, em 9 de fevereiro, a Abelha Rainha (como os fãs a chamam) estará na Marquês de Sapucaí. Maria Bethânia: a Menina dos Olhos de Oyá é o tema do desfile da estação Primeira de Mangueira. Uma glória para poucos.
Fonte: ZeroHora/Juarez Fonseca (Jornalista, crítico e colunista de ZH) em 2 de fevereiro de 2016.