TEXTOS PARA UMA AÇÃO PARTICIPATIVA
ABAIXO-ASSINADO
O abaixo-assinado é um requerimento cuja finalidade é convencer alguém (uma pessoa, um órgão público, etc.) do que está sendo pedido.
A estrutura de um abaixo-assinado contém basicamente:
A linguagem de um abaixo-assinado é formal, clara, objetiva, persuasiva, e o texto pode ser escrito em 1ª ou em 3ª pessoa.
MANIFESTO
O manifesto trata, geralmente, da denúncia de um problema, do anúncio de uma mudança para alertar a comunidade ou conclamá-la a uma ação determinada. É diferente do abaixo-assinado, pois não é uma reivindicação, mas uma declaração de intenções.
A estrutura do manifesto contém basicamente:
A linguagem pode variar, dependendo de alguns fatores: A quem o manifesto é dirigido? Onde será divulgado? Em jornal, rádio, tevê? Costuma-se preferir a linguagem formal, com verbos no presente do indicativo ou no imperativo.
CARTA ARGUMENTATIVA
A carta argumentativa apresenta uma reclamação e/ou uma solicitação a uma autoridade ou pessoa responsável. Pode trazer uma ou várias queixas a respeito de um ou mais problemas, suas causas e consequências. Se possível, propõe uma solução imediata. Sua finalidade é persuasiva e costuma apresentar a seguinte estrutura:
No corpo do texto, a exposição deve ser sucinta e apresentar o objeto da reclamação ou da solicitação, expondo argumentos, descrevendo os fatos que motivam ou fundamentam a reclamação ou solicitação. Costuma-se juntar à carta uma cópia dos documentos que comprovem o que está sendo dito, por exemplo, uma nota fiscal.
No Caso de haver solicitação de uma solução para o problema, o reclamante pode ou não incluir uma proposta. Em geral, pede-se resposta por escrito, via e-mail ou carta, pode-se fixar o prazo de resposta.
A linguagem deve ser clara, objetiva, polida e seguir o padrão formal, na 1ª pessoa. Os verbos costumam ser empregados no presente do indicativo.
CARTA ABERTA
A carta aberta manifesta a opinião de um grupo de pessoas, entidades sindicatos etc. diante de uma questão de interesse coletivo. Ela pode servir apenas para alertar, mas geralmente visa à mobilização, de forma que se encontre uma solução para o problema denunciado. Dessa maneira, ter caráter argumentativo; portanto, a persuasão é um elemento usado para elaborar a carta aberta.
Sua estrutura é formada por:
O meio pelo qual a carta aberta é divulgada depende do destinatário. Por exemplo, se o remetente pretende alertar a população mundial para o buraco na camada de ozônio, pode recorrer à internet; se o objetivo é denunciar um problema na escola, é possível utilizar um mural. Independentemente do meio, a linguagem da carta aberta costuma ser formal.