TEXTO INFORMATIVO
TEXTOS QUE INFORMAM
No texto informativo, encontrado sobretudo em jornais, revistas, enciclopédias, o tema costuma ser um fato ou uma série de fatos ocorridos sucessivamente no mesmo local (uma guerra ou uma disputa esportiva, por exemplo), em um certo período de tempo.
A notícia e a reportagem são também textos jornalísticos. O texto jornalístico apresenta um encadeamento lógico de ideias e revela fatos com clareza e exatidão. Quem escreve esse tipo de texto é o jornalista, que deve usar um tom sóbrio, objetivo, interpretar fatos e estabelecer analogias. Lembre-se: um jornalista, um romancista ou outro autor não escreve de forma totalmente impessoal e imparcial. O texto sempre expressa uma opinião, um posicionamento.
NOTÍCIA
O principal objetivo da notícia é levar informação atual a um público específico. A notícia conta o que ocorreu, quando, onde, como e por quê. Para verificar se ela está bem elaborada, o emissor deve responder as perguntas:
O quê? (fato ou fatos)
Quando? (tempo)
Onde? (local)
Como? (de que forma)
Por quê? (causas)
A notícia apresenta três partes principais:
A notícia usa um a linguagem formal, que segue a norma culta da língua. A ordem direta, a voz ativa, os verbos de ação e as frases curtas permitem fluir as ideias. É preferível a linguagem acessível e simples. Evite gírias, termos coloquiais e frases intercaladas.
Os fatos, em geral, são apresentados de forma impessoal e escritos em 3ª pessoa, com o predomínio da função referencial, já que esse texto visa à informação.
A falta de tempo do leitor exige a seleção das informações mais relevantes, vocabulário preciso e termos específicos que o ajudem a compreender melhor os fatos. Em jornais ou revistas impressos ou on-line, e em programas de rádio ou televisão, a informação transmitida pela notícia precisa ser verídica, atual e despertar o interesse do leitor.
REPORTAGEM
A reportagem é uma notícia ampliada. Enfoca um assunto ou fato de forma abrangente, apresentando mais detalhes. O texto é, geralmente, mais longo que o da notícia, com diversas opiniões e versões do mesmo fato. A linguagem é formal, objetiva e direta.
O assunto da reportagem pode ser narrado de forma expositiva (narração simples e objetiva de fato), interpretativa (comentário sobre um fato central e sobre outros relacionados a ele) ou opinativa (opinião do repórter ou da empresa que ele representa, conduzindo a opinião do leitor).
A reportagem segue a estrutura básica da notícia: manchete, lide e corpo. Porém, é comum o uso de complementos, como gráficos, quadros informativos, tabelas, trechos de depoimentos e de entrevistas, fotografias com legendas e outros. Ao fazer uma reportagem, podem-se consultar diversas fontes, mas é importante cita-las.
QUADRO INFORMATIVO, GRÁFICO E LEGENDA
Para completar o texto jornalístico, usam-se quadros informativos, gráficos, fotografias com legendas. A finalidade do quadro informativo é apresentar dados que facilitem a identificação e interpretação das informações de forma rápida, eficiente e objetiva. Tratando-se de dados estatísticos ou que apresentem valores, é comum usar gráfico. O quadro informativo e o gráfico podem ser empregados também em textos científicos, relatórios, etc.
A legenda é composta de frases curtas, que descrevem os elementos da foto e retomam alguma informação importante do texto, podendo também fornecer mais dados sobre o assunto tratado e complementa-lo.
Na legenda, não se deve descrever o óbvio (por exemplo, “O governador desce do carro”) nem apresentar conclusões precipitadas (“Prefeitas prestes a explodir”). Informações adicionais, como “à esquerda”, “à direita”, “agachado”, “de pé”, etc. podem ser inseridas (“Plinio, à esquerda, cumprimenta o prefeito de Campinas”).
ENTREVISTA
A entrevista é um texto informativo cujo objetivo é fazer com que o leitor conheça melhor as opiniões e ideias do entrevistado. O entrevistador deve pesquisar antes a respeito do entrevistado e do tema a ser abordado e preparar um roteiro com base nessa pesquisa.
Ao entrevistar, é importante fazer uma pergunta por vez, ficar atento às respostas e também fazer perguntas que não estejam no roteiro, mas que se relacionem com o que está sendo tratado.
A entrevista escrita apresenta, em geral, estes elementos:
Algumas entrevistas escritas compõem-se apenas de perguntas e respostas breves, num estilo “pingue-pongue”. Outras apresentam um texto introdutório com dados relevantes sobre a pessoa entrevistada. Podem ainda aparecer informações como local, data, duração da entrevista e um resumo do tema abordado. Antes da transcrição final, costuma-se fazer a seleção dos melhores trechos e adaptar o discurso à língua escrita. Não se deve, porém, alterar o estilo e a essência da fala do entrevistado.