TEXTO DRAMÁTICO
ESCREVENDO PARA TEATRO
Assim como o texto narrativo, o texto dramático apresenta fatos, personagens, tempo e espaço, mas é escrito para ser representado. A ação, portanto, é interpretada, conduzida pelas personagens, e não contada por um narrador.
Há várias características que identificam um texto dramático. A principal delas é o emprego da língua oral do ato da representação, que pode ocorrer em forma de diálogo (entre dois ou mais atores) ou de monólogo (texto dramatizado por um só ator ou atriz). Nas duas formas, estabelece-se o conflito, ou seja, uma tensão provocada pela oposição de elementos da história.
PRODUÇÃO DE TEXTO DRAMÁTICO
O diretor e os atores dispõem de cenário, iluminação, trilha sonora, figurino, maquiagem, técnicas de representação, entre outros elementos, que ajudam a criar a ilusão e o clima necessários. A narração de um texto dramático sem o apoio desses cênicos é chamada de leitura ou ensaio.
As rubricas são indicadores que orientam o leitor e os atores sobre as características ou modo de proceder das personagens. São compostas de palavras ou frases grafadas em letras com destaque (em geral, em itálico) e entre parênteses. Existem as rubricas de interpretação e as de movimento. Observe, no trecho da peça A moratória, alguns exemplos:
“Helena: (Desviando a conversa) A igreja estava repleta.”
Rubrica de interpretação
“Helena: Marcelo! (Bate na porta) Marcelo! (...).”
Rubrica de movimento
Antes das rubricas e das falas, há a indicação do nome da personagem que elaborará uma fala ou uma ação. Uma peça teatral em geral é dividida em partes, chamadas de atos, que podem ser subdivididos em cenas quando a peça é muito longa.
A produção de um texto dramático pode ser feita individualmente ou em parceria, por duas ou mais pessoas. Em escolas de teatro, é comum os atores realizarem oficinas de roteiro para teatro, em que um ou mais membros do grupo são encarregados de escrever o texto.
Na construção de um texto para teatro, que pode ser comédia, drama ou tragicomédia, é empregada uma linguagem de acordo com o tempo, o estilo e as convicções artísticas, estéticas e políticas de quem escreve. Também é definido que história ou fatos serão narrados., como serão construídas as personagens (suas características físicas, psicológicas, etc.), como serão estabelecidos os diálogos e as relações entre as personagens.