ENTREVISTA: escritor Adilson Lambrecht
Sua Biografia:
Nascido em 17 de Outubro de 1978. Com dois anos de idade contraiu paralisia infantil que o deixou com dificuldades motoras. Associando-se a paralisia, descobriu-se portador de uma doença degenerativa que enfraquece os músculos aos poucos, que a medicina ainda não encontrou a cura. Devido à deficiência buscou distração nos livros, e não precisou de muito para se apaixonar pela leitura. Além da deficiência física, é uma pessoa conformada com a vida que tem, pois adaptou-se, agradecendo a Deus todos os dias, por não ser deficiente intelectual, poder ler e escrever, mesmo sendo dependente para quase tudo. Como gosta de ler e tem uma imaginação fértil, decidiu começar a escrever.
Suas Obras:
Zeca e o Mistério do Casarão
Zeca é um jovem rapaz que mora numa cidadezinha do interior, onde há um casarão, que todos dizem ser assombrado porque acontecem coisas estranhas, quando as luzes do sótão aparecem ligadas.
Zeca é o único que não demonstra medo. Ele trabalha como ajudante na oficina de Salomão onde também vive e faz suas refeições.
Zeca é apaixonado por Duda, a linda filha do prefeito, mas ela o esnoba por ele ser pobre e não ter família.
Até que certo dia, ela pede uma prova de amor. Como ele não tem medo do casarão, ela quer que ele entre lá para provar o seu amor por ela.
Mas, ao entrar no casarão o que ele vai descobrir mudará sua vida completamente.
Tem coragem de ler?
Zeca e o Mistério Continua...
Após ser ferido, ao salvar a vida da amada no casarão, Zeca é socorrido e fica em estado grave no hospital. Mesmo podendo ser tarde, Duda declara seu amor e decide ficar com ele.
Por causa do sonho de estudar no Exterior e por achar que não era o momento ideal para contar a verdade sobre o casarão, Zeca decide abrir mão desse amor para que Duda possa realizar seu sonho, e a deixa partir.
Também descobre outros segredos sobre sua vida e seu passado. Mas, a melhor descoberta é que ele tem amigos verdadeiros, com quem pode contar a qualquer momento.
Será que esse amor sobreviverá a tantas revelações?
Como surgiu o escritor Adilson Lambrecht?
Comecei lendo livros emprestados da biblioteca. Ai num certo dia pensei: por que não escrever um livro com minhas histórias? Iniciei várias histórias até que terminei um livro, e então passei para alguns amigos lerem e como eles gostaram da história, deu-me estímulo para continuar escrevendo. E fui atrás de apoio para editar, o que foi muito difícil.
Baseado em sua biografia, eu posso imaginar o desenvolvimento e o poder de uma mente criativa. Na literatura, quais os seus autores preferidos, os que ajudaram na sua escolha pelo gênero literário?
Harold Robinson - Danielle Steel - Nicolas Sparks – Houck Colleen, entre outros.
O cérebro humano possui inúmeras possibilidades de substituir habilidades físicas, por mentais. Ele é extremamente resiliente e já tive o privilégio de ver o que acontece com crianças com câncer, a superação e a facilidade em adaptar-se às mudanças. Você fala que está conformado com a vida que tem, e acho que isso é uma lição a ser compartilhada com outras pessoas, e através da literatura é possível. Esse é um de seus objetivos? Já pensou a respeito?
Já pensei em escrever a minha história sim, só que até hoje não me entusiasmei muito com isso, por que não sei se os leitores vão gostar.
O Mistério do Casarão, fale sobre o enredo de seu livro. É fruto da imaginação do autor ou existe algum casarão assombrado nas proximidades?
É fruto da minha imaginação.
E a sua família? Orgulhosa de ter um escritor em casa?
Sim, o apoio da família é muito importante para poder criar um enredo de uma história.
O que você acha de ser escritor em um país de poucos leitores, onde a literatura nacional não é valorizada e o custo de edição é alto?
É complicado você editar um livro com a falta de apoio do poder público. Só amando muito os livros para se dedicar, mas há esperança que as crianças e jovens se dediquem mais a leitura.
Na sua opinião, na área pública da cultura, quais ações poderiam melhorar o cenário literário? Em que os governos deveriam investir.
Na minha opinião poderiam se fazer oficinas de leituras com crianças, jovens e idosos. O governo poderia dar um incentivo para editoras apoiarem novos escritores, entre outras coisas mais que poderia fazer pelo povo brasileiro que é tão carente de cultura de qualidade.
Além do 3º livro da série, quais seus projetos literários, pode adiantar alguma informação?
No momento estou me dedicando à conclusão do 3º livro da série, mas tenho outros projetos e várias ideias para futuros livros. No momento não tenho nada a adiantar do próximo livro, por que tenho várias ideias de histórias e preciso me decidir por uma e iniciar.
Por que você recomenda a leitura de seus livros?
Recomendo porque é uma leitura leve e de fácil compreensão, é um livro para todas as idades, e porque eu acredito que a história é boa.
Deixe uma mensagem para seus leitores.
Bom, para quem não me conhece, quero dizer que sou deficiente físico, tenho uma distrofia degenerativa e hoje dependo de alguém para quase tudo, por isso busquei refúgio nos livros. Comecei a escrever e editei os livros para mostrar que posso ser útil a sociedade e contribuir um pouco, com a cultura do país.
Agradeço a todos que acreditaram no meu trabalho comprando meu livro, isso ajudou-me financeiramente para editar outros livros.
Quero agradecer antecipadamente a todos que lerão meus livros, se gostarem, divulguem minha história, porque é muito importante poder continuar escrevendo, mesmo havendo críticas, toda crítica construtiva é sempre bem-vinda.
Acompanhem o autor nas redes sociais e quem desejar comprar o volume 1, ZECA e o Mistério do Casarão, poderá solicitar diretamente ao escritor.
Facebook: https://www.facebook.com/adilsonluis.lambrecht
Fanpage: https://www.facebook.com/Adilsonluislambrechtchico/
Instagran: https://www.instagram.com/adilsonlambrechtchico/
WhatsApp: 49-98836-8604
E-mail: adilson_luis@hotmail.com