EMOÇÃO E ALEGRIA MARCAM O LANÇAMENTO DO LIVRO DOS ESTUDANTES
CIDADE DE ENCANTADO/RS
A arte de poetizar e desenhar está registrada na história de Encantado de várias maneiras. Uma delas foi com o lançamento do livro Encantado em Desenhos e Poesias realizado esta semana no auditório Itália do Centro Administrativo. Por meio de desenhos e poesias, os estudantes fizeram sua homenagem ao Centenário de Encantado. A obra que contém 38 desenhos e 38 poesias foi idealizada no ano passado, através de concurso, envolvendo estudantes das três redes de ensino do município.
O lançamento do livro, realizado através da parceria entre a Associação Cultural Encantado e a secretaria municipal de Educação e Cultura, reuniu autoridades, diretores, professores, pais, familiares e estudantes que prestigiaram mais uma programação alusiva ao Centenário de Encantado. A abertura do evento foi marcada pela apresentação da peça teatral, baseada na obra A Lenda do Encantado, do professor e escritor Airto Francisco Gomes, a qual foi encenada por alunos dos quartos anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mundo Encantado. A apresentação resgatou a história do município desde os índios, a chegada dos colonizadores até os dias atuais.
Os estudantes que tiveram seus desenhos e poesias publicados no livro foram chamados ao palco acompanhados por seus diretores e diretoras para receberem exemplares do livro. A alegria e a emoção mais uma vez tomaram conta evidenciando mais um momento marcante dos festejos do Centenário. A secretária municipal da Educação e Cultura, Roseli Tecia Mottin Soares, enalteceu a bela apresentação da Escola Mundo Encantado e destacou a importância do livro. “A tarefa de escolher não foi fácil pela qualidade dos trabalhos. O trabalho que envolveu alunos, professores, direções, equipes de organização e avaliação resultou numa bela obra que estará disponível nas bibliotecas das escolas e na biblioteca da Casa de Cultura”, mencionou.
Em 2014, a secretaria de Cultura lançou um edital para o concurso do livro com o objetivo de destacar a história de Encantado através de poesias e desenhos elaboradas pelos alunos. Os trabalhos enviados foram selecionados e escolhidos por uma comissão formada por professores e profissionais da área da educação e afins. A obra envolveu estudantes das três redes de ensino. Foram selecionados 38 desenhos dos alunos de educação infantil e primeiros anos e 38 poesias de alunos dos segundos anos do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, incluindo-se o EJA.
Fonte: Jornal do Comércio/Caderno Jornal Cidades/29/11/2015