CESSÃO, SEÇÃO E SESSÃO
CESSÃO: é o ato de ceder: Por meio deste documento, oficializo a cessão dos meus direitos autorais.
SEÇÃO: é o ato de cortar ou secionar, divisão: Minha reclamação será publicada na seção de cartas do jornal.
SESSÃO: é o tempo que dura um espetáculo ou uma reunião em assembleia: Peço que o deputado entre em contato comigo assim que a sessão terminar.
CONSERTO E CONCERTO
CONSERTO: com “S”, é o ato de restaurar: Solicito o conserto do meu carro.
CONCERTO: com “C”, é uma harmonia de instrumentos ou vozes: Gostaria de elogiar a atuação da Orquestra Nacional no concerto de domingo.
INSINUAR E INFERIR
INSINUAR: significa “sugerir” ou “dar a entender”: Você está insinuando que eu sou um idiota?
INFERIR: significa “concluir” a partir de determinada informação: Posso inferir, então, que vocês dois estão em desacordo.
CUMPRIMENTO E COMPRIMENTO
CUMPRIMENTO: é o ato de cumprir: Espero que possamos cumprir nosso acordo. Também pode ser: Gesto ou expressão falada ou escrita de cortesia; saudação cortês.
COMPRIMENTO: significa extensão, dimensão: Gostaria de contratar um técnico para medir o comprimento do meu terreno.
EXCEÇÃO E EXCESSO
EXCEÇÃO: Atenção para a grafia: exceção se escreve com “Ç”.
EXCESSO: Excesso é que se escreve com dois “S”.
DESPERCEBIDO E DESAPERCEBIDO
DESPERCEBIDO: é o que não se viu nem ouviu: O fato passou despercebido.
DESAPERCEBIDO: é desprevenido, desacautelado: Ele estava desapercebido de recursos financeiros.
ENTRE VOCÊ E EU
Atenção: a forma correta é entre você e mim.
ANEXO
Anexo é adjetivo, portanto deve ser usado como tal, e não com advérbio em locução adverbial (em anexo). O correto é: O convite para a festa segue anexo. Ou: Seguem anexas as propostas de trabalho.
INCIPIENTE E INSIPIENTE
INCIPIENTE: significa aquilo que est[a principiando, no início: Aquelas árvores incipientes produzirão belas flores daqui a cem anos.
INSIPIENTE: é a qualidade de quem é ignorante, insensato: Aqueles homens insipientes não tem base para defender tal postura política.
CURRICULUM
Observe a ortografia: dois “R” e um “C”; o plural pode ser curriculums ou, de preferência , curricula. O plural de curriculum vitae é curricula vitae.
TRÁFEGO E TRÁFICO
TRÁFEGO: significa fluxo, grande atividade, movimento: O enorme tráfego na Avenida Principal gera atrasos diários dos trabalhadores.
TRÁFICO: significa comércio, negócio, negócio ilegal: O tráfico de drogas é um dos problemas sociais mais graves do nosso país.
HAVER
O verbo haver no sentido de existir não é flexionado: Haverá casos em que não poderemos atuar.
A FIM DE E AFIM
A FIM DE: é uma locução que indica finalidade: Estou entrando em contato com você a fim de esclarecer quaisquer dúvidas que ainda tenham restado.
AFIM: é adjetivo e significa aquilo que tem afinidade ou semelhança: Os dois candidatos ao emprego têm currículos afins.
IMPLICAR
O verbo implicar, significa trazer como consequência, é transitivo direto e deve ser usado sem preposição, como no exemplo a seguir: Esta crise implica uma retração no mercado financeiro.
Fonte: Guia: Como escrever melhores cartas de Seleções Reader’s Digest