HOW GREAT THOU ART
Quero falar sobre uma música que ouvi e aprendi a cantar desde menina. Um hino, como denominado nas tradicionais, pentecostais, atuais... igrejas cristãs protestantes. Um tema extremamente forte, que apresenta a grandeza de Deus, a sua majestade, o seu poderio e, principalmente, o Seu grande amor pelos homens.
Ela foi composta em 1886, pelo reverendo sueco Carl Gustav Boberg(1859/1940) com o nome de “O Store Gud”. Em 1907 o reverendo inglês Stuart K. Hine (1899/1989) escreveu a primeira versão em inglês, baseada na versão alemã intitulada “Wie Gross Bist Du”.
Muitos intérpretes tiveram a honra de gravar essa joia da música cristã tradicional. A primeira foi em 1955, pelo canadense George Beverly Shea (1909/2013) e a partir de então uma extensa lista. Meu destaque vai para duas interpretações maravilhosas:
— da Rainha da Country Music, DOLLY PARTON (1946), compondo o álbum “Letter to Heaven”, de 1971 https://www.youtube.com/watch?v=xezPzm3Jkgo
— do Rei do rock’n’roll ELVIS PRESLEY (1935/1977), que gravou com perfeição, em 1967 o álbum com o mesmo nome da canção. Importante ressaltar a indispensável participação do quarteto vocal “The Jordanaires” https://www.youtube.com/watch?v=Q2SUZd5WYQg
Atualmente tive o prazer de ouvir, como boa amante do jazz, claro, e árdua apreciadora das raízes do jazz tradicional, o CD do grupo mineiro DIXIELLOYDS (Isso mesmo! De Montes Claros), que reserva, além de outras faixas cheias de swing, a canção How Great Thou Art, que deu o nome do álbum lançado em dezembro do ano passado.
Agora, olha que bacana gente: Eles estarão presentes na capital mineira, dia 30, próximo domingo às 16 horas, compondo o quadro de atrações do I LOVE JAZZ FESTIVAL INTERNACIONAL 2015 - www.ilovejazz.com.br. Não perco por nada!
Deixo, então, com vocês, o tema HOW GREAT THOU ART – QUÃO GRANDE ÉS TU. Excelente interpretação dos DIXIELLOYDS. Boa audição e boa reflexão!
https://www.youtube.com/watch?v=7V6Dvq3AJTM
Por Renata Silva