CULTURA E CIVILIZAÇÃO
Embora sejam geralmente tratadas como sinônimas, as palavras cultura e civilização estão sendo usadas pelos modernos historiadores, sobretudo os alemães, para determinar conceitos diferentes.
A palavra civilização etimologicamente significa o regime próprio da vida das cidades. Dante Alighiere usou o termo “civiltà”, reminiscência do latim bárbaro, para indicar a situação política, social e econômica de uma sociedade bem organizada. Hoje, é entendida como um conjunto de conquistas técnicas e de realizações utilitárias, compreendendo, pois, a ascensão de um povo a determinado grau de progresso expresso por formas exteriores e materiais, como por exemplo tipos de habitação, uso de determinados objetos, etc.
A expressão cultura indica as manifestações superiores de uma determinada civilização. Tem, consequentemente, um sentido social e compreende fatos e realizações de ordem superior como as artes, as crenças e as ciências.
A cultura de um povo é geralmente reflexo de sua experiência passada. Tem origem, pois, nas faculdades de sentir, pensar e agir dos seus primeiros representantes.