Translate this Page




ONLINE
74





Partilhe esta Página

                                            

            

 

 


Geraldo Medeiros Jr.
Geraldo Medeiros Jr.

Entrevista escritor Geraldo Medeiros Jr.

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 

Geraldo Medeiros Jr.,  filho de pais paulistanos,  nasceu em Recife, no dia 1º de março de 1963. Dentre suas muitas atribuições, dedica-se, desde 2005, à sua maior paixão: a literatura ficcional. O gênero de seus livros e contos resultam de sérias investigações sobre a mente humana, a vida e seus mistérios. Diplomado pela SP Escola de Teatro – Palco Iberoamericado: Teatro no Contemporâneo de Escrita Criativa Aplicada ao Teatro. Ganhador do terceiro prêmio literário SFX, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo em conjunto com a Secretária da Cultura de São José dos Campos.

 

“Outro dia peguei um dos meu livros na mão. Senti seu peso, sua textura e aí me ocorreu o seguinte raciocínio: Em pensar que isso estava dentro do meu cérebro e agora está aqui fora. Um parto mental.”

 

                               Boa Leitura!

 

Divulga Escritor - Escritor Geraldo Medeiros Jr. é um prazer contarmos com a sua participação no projeto Divulga Escritor, conte-nos o que o motivou a participar do Festival de Literatura organizado pelo escritor Luiz Amato?

Geraldo Medeiros Jr. - Vi nesse evento a oportunidade de mostrar o meu trabalho. Aliás, achei fantástica a repercussão. É exatamente disso que nós escritores precisamos: chance de falar. Infelizmente a mídia em geral é restrita, especialmente quando se fala em autores desconhecidos.

 

Divulga Escritor - O que mais o encanta no evento?

Geraldo Medeiros Jr. - O que mais me chamou a atenção foi a participação das pessoas. Elas se engajaram mesmo no espírito do evento. As perguntas feitas foram de altíssimo nível. Foi incrível!

 

Divulga Escritor - O que o motivou a escrever Ficção Cientifica?

Geraldo Medeiros Jr. - Vejo na ficção científica e no realismo fantástico a chance de extrapolar a realidade. Uma vida comum e entediante é subitamente corrompida por um evento insólito. Isso me atraí. Porém, não deixo a realidade de lado, não rompo com ela. Muito pelo contrário, tento transformá-la.

 

Divulga Escritor - O que mais o encanta neste estilo literário?

Geraldo Medeiros Jr. - A possibilidade de mudar o contexto. Tudo é possível. Isso exercita meu cérebro.

 

Divulga Escritor - Como se sente ao ter em mãos um livro de Ficção Cientifica de sua autoria?

Geraldo Medeiros Jr. - Outro dia peguei um dos meu livros na mão. Senti seu peso, sua textura e aí me ocorreu o seguinte raciocínio: Em pensar que isso estava dentro do meu cérebro e agora está aqui fora. Um parto mental.

 

Divulga Escritor - Conte-nos um pouco sobre “A descoberta: Memórias de um embrião”

Geraldo Medeiros Jr. - Este livro foi escrito na época em que os experimentos com células tronco estavam causando controvérsias entre a Igreja e a ciência. Uma condenava e  a outra buscava sua liberação. Os embriões eram o foco da questão, pois, para os cientistas, um aglomerado de células não poderia ser considerado vida, muito embora os batimentos das células primordiais cardíacas já possam ser vistos desde do início. Então, li uma das entrevistas do pesquisador e cientista Miguel Nicolelis. No artigo, ele alegava ter registrado reações interessantes em células de ratos. Aquilo ficou na minha cabeça por muito tempo. Foi quando, tive a chance de conversar pessoalmente com ele. Fiquei ainda mais fascinado pelo assunto. O livro surgiu com a ideia de que um embrião poderia, quem sabe, se comunicar não pelos meios convencionais da fala, é claro, mas através de impulsos elétricos neuronais. E foi assim que estória surgiu.

 

Divulga Escritor - O livro esta disponível para leitura gratuitamente no Wattpad, você pensa em publicar o livro impresso?

Geraldo Medeiros Jr. - Se houver alguma editora interessada, por que não?

 

Divulga Escritor - Qual o link para acesso a obra?

Geraldo Medeiros Jr. - O link é https://www.wattpad.com/story/49938139-a-descoberta. Vale lembrar de que é gratuito. É só leitor acessar, registrar-se e curtir a leitura. Importante avisar também que, ao ler cada capítulo, o leitor pode comentar e votar. O voto para nós escritores é algo muito importante. Portanto, não deixem de votar.

 

Divulga Escritor - Como você vê o mercado literário brasileiro?

Geraldo Medeiros Jr. - Vejo da seguinte forma: Editoras. Passamos por épocas difíceis. Nunca foi fácil vender livros num país sem o hábito da leitura. Impostos absurdos e tudo aquilo mais que já conhecemos. Isso encarece os livros no preço final, o que inibe ainda mais a publicação. Se é assim para quem consegue um contrato, imagina a situação para quem está começando. As editoras não acreditam e não arriscam. A escrita deixa de ser arte para ser produto de consumo. Consumir o que se o mercado está parado? Mesmo assim o público é obrigado a engolir a literatura estrangeira. Bem, sempre foi assim. Antigamente, na época de Machado de Assis, a literatura francesa imperava, depois veio a britânica e agora a americana. Temos que mudar isso, urgentemente! Existe um material intelectual sendo produzido em nosso país de altíssima qualidade. No entanto, são desperdiçados. O escritor é simplesmente automotivado a prosseguir sem ganhar um tostão para isso. Pelo contrário, é comum recebermos propostas, muitas delas indecentes, para nos autopublicarmos. O livro é lançado e o escritor se vê com um monte de pepinos na mão sem saber o que fazer. Um escritor já tem muito o que pensar. Não dá para ser marketeiro, publicitário, assessor de imprensa, gestor de estoques e despachante de correio. Isso é humanamente impossível.  É preciso definir uma estratégia para dar vazão a essa produção intelectual que o Brasil tem e que simplesmente joga fora.

 

Divulga Escritor - Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Geraldo Medeiros Jr. Agradecemos sua participação no projeto Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Geraldo Medeiros Jr. - Leia por prazer. Busquem explorar novos mundos. A leitura nos ajuda a escapar do tédio da vida, além de nutrir a alma. Muito obrigado.

 

 

Participe do projeto Divulga Escritor

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: divulga@divulgaescritor.com