Translate this Page




ONLINE
192





Partilhe esta Página

                                            

            

 

 


Douro - Patrimônio da Humanidade
Douro - Patrimônio da Humanidade

 

 

Douro – Património da Humanidade

Percorrer o Douro é apreciar os seus conventos e igrejas, conhecer o seu artesanato rústico, saborear a sua genuína gastronomia, inflamar o espírito com o folclore das seculares romarias e retemperar, por fim, energias em milagrosas termas ou em repousantes hotéis, pousadas ou unidades rurais de alojamento.

 

Vídeo:   https://www.youtube.com/watch?t=208&v=xQilUSthycQ

 

 

De soberbo clima mediterrânico, o Vale é um enclave quente e seco, propício à cultura da vinha, da oliveira, da amendoeira e de frutos como a cereja, o figo, o pêssego, a laranja, a maçã… A paisagem a perder de vista é tão heterogénea, que ora só se avistam vinhedos e socalcos, como no coração do Douro, até ao Tua, ora vegetação espontânea e agreste enche todo o horizonte como acontece no Douro Superior.

 

Por todo o lado, solares, casas de quinta e testemunhos de povos errantes e de culturas diversas marcam de forma indelével a paisagem. São exemplos disso, o Vale do Côa que encerra em si o maior e mais belo parque de arte rupestre do mundo, a visigótica Capela de S. Pedro de Balsemão, do século VII, em Lamego ou as ruínas de Panóias em Vila Real. A herança medieval é também intensa e profunda. Castelos como o de Numão, Marialva, Penedono e o Palácio de Mateus recordam a cada instante, a importância estratégica que o Douro sempre assumiu na história.

 

Num varandim de uma casa brasonada, numa piscina de Hotel ou Pousada, a bordo de um cruzeiro que percorra o rio, navegável em toda a sua extensão, contemplar o Douro é gravar na retina e conservar na memória a magia e o mistério de uma região inesquecível.

 

O rio Douro, visto do alto de um miradouro ou do píncaro de um monte, desperta sensações e provoca emoções que, ao longo dos tempos, poetas, escritores e artistas tentaram, em vão, imortalizar em palavras ou traços de pincel colorido.

 

Fértil em assimetrias e contrastes, o Vale do Douro é uma aventura de três séculos de trabalho e paixão pela terra. Numa epopeia sem precedentes, populações inteiras, transformaram solos áridos e rochosos em fileiras de socalcos e vinha para que nascesse o célebre Vinho do Porto.

 

Toda a região é um convite à descoberta. De carro seguindo o fluxo da água ou atravessando vilas e aldeias, de combóio serpenteando junto à margem; a bordo de um cruzeiro, respirando odores fluviais ou simplesmente de balão, apreciando os contornos mágicos da paisagem.

 

Fonte:  Regressar à Origens e http://www.vortexmag.net/douro-patrimonio-da-humanidade/