SEIS CURSOS PARA QUEM QUER APRENDER FILOSOFIA
Quer provocar seu cérebro, aprender a argumentar e se tornar mais crítico? Conheça as maravilhas que a filosofia pode fazer por você através destes cursos
http://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2014/06/6-cursos-para-quem-quer-aprender-filosofia.html13/06/2014 - 17H06/ ATUALIZADO 17H0606 / POR LUCIANA GALASTRI
Seja você um graduando em filosofia ou alguém que ainda não leu O mundo de Sofia, a internet provavelmente tem várias opções de cursos para quem quer ingressar ou se aprofundar nesse mundo mágico. Separamos algumas opções de aulas online (e gratuitas!) que são, basicamente, um abraço de Sócrates. Garantimos que depois de navegar por alguns deles você não será mais o mesmo (e o mundo também):
UMA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Em 33 aulas, o professor Peter Millican, de Oxford, resume a história da filosofia e de suas correntes. Apesar de não se aprofundar muito em nenhum dos temas, é um bom apanhado para iniciantes - desse curso, você já poderá eleger sua linha e filósofos preferidos. Legendado em português.
FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE
O curso, ministrado pelo professor Franklin Leopoldo e Silva, da USP, aborda Kant, Marx, Baudelaire e outros nomes em uma análise do iluminismo.
FILOSOFIA POLÍTICA
“Como podemos saber o que é filosofia política sem termos praticado?”, pergunta o professor Steven B. Smith, de Yale, na introdução do curso. E, durante 24 aulas, ele oferece exemplos práticos que ilustram a concepção e a manutenção de conceitos como democracia, governo e desigualdade. Legendado em português.
RACIOCÍNIO CRÍTICO PARA INICIANTES
A série de aulas da Universidade de Oxford ensina a pensarmos de forma mais lógica, a buscar questões e a formatá-las em questões pertinentes. Em inglês.
COMPAIXÃO
Uma série de lições com ninguém menos que Dalai Lama, compiladas pela Universidade de Stanford, sobre a base filosófica da empatia. Legendado em português.
MORTE
As aulas do professor Shelly Kagan, de Yale, investigam as concepções humanas sobre aquilo que nos é inevitável: a morte. Ele apresenta uma série de argumentos sobre a existência da alma, sobre a imortalidade dessa alma e aborda até o suicídio. Em inglês.