BAÚ DE HISTÓRIAS: ERA UMA VEZ...
No Dia 10 de março, a equipe da Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (SMED), da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, iniciou a entrega dos oito baús do projeto BAÚ DE HISTÓRIAS: ERA UMA VEZ... nas instituições de educação infantil conveniadas.
Cem títulos de histórias infantis estão disponíveis dentro de cada baú. Serão feitas duas entregas por dia. Uma pela manhã, a partir das 9h, e outra á tarde, às 14h. A Instituição de Educação Infantil (IEI) Lar da Criança Menino Jesus de Praga (Rua Wolfran Metzler, 334, Rubem Berta) receberá o primeiro baú da primeira rodada de 2015, com encerramento programado para junho, reiniciando em julho um novo roteiro.
O programa começou em 2013 com quatro baús e contemplou 2413 crianças de 44 instituições. No ano passado, já com oito baús, 7897 alunos de 96 escolas foram beneficiados. A estimativa para este ano é atender cerca de 8 mil crianças de 104 escolas.
O Baú de Histórias foi criado para incentivar alunos a se tornarem leitores e também motivar as famílias a lerem junto com os filhos em casa. “Queremos resgatar a cultura de contação de histórias”, disse Giane Zacker, bibliotecária da SMED. “A expectativa para 2015 é de continuarmos com o incentivo à leitura, ampliando e qualificando o acesso aos livros”, projetou.
“A seleção das obras e autores inclui títulos consagrados. Isso é para que as crianças sempre recebam o que a literatura tem de melhor”, justificou a bibliotecária. Livros infantis, feitos de tecido, plástico e outros materiais resistentes e com formatos variados, foram escolhidos para atender à demanda do berçário, de crianças entre zero a um ano e 11 meses. “A proposta é que as crianças descubram desde cedo o prazer da leitura”, disse Renata Borges, também bibliotecária da SMED.
O objetivo do projeto é garantir a experiência de interação com linguagem oral e escrita. Através dele, o livro rompe a barreira das salas de aula, chegando à casa das crianças. A iniciativa foi criada em 2013, desenvolvida a partir de outra proposta: a Maleteca, da professora da rede, Andréa Rossi.
Fonte: Jornal Comunidade Zona Sul-Mar/2015
Pesquisa/Postagem: Nell Morato