Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3





                                              

                            

 

 

 


Roteiro e Sinopse de Filmes
Roteiro e Sinopse de Filmes

 

ROTEIRO E SINOPSE DE FILMES

 

ROTEIRO DE CINEMA

As cenas em que se divide o roteiro de cinema funcionam como os capítulos de um romance.  Elas devem ser numeradas e podem ser internas ou externas, em estúdio ou ao ar livre, e podem se passar de manhã, à tarde ou à noite.

Quem escreve o roteiro precisa indicar tudo isso claramente, para que o diretor ou produtor do filme saiba como montar cada cena.

As cenas, por sua vez, dividem-se em tomadas (takes).  Cada tomada começa quando o cameramen (operador de câmera) liga a câmera e termina quando ele a desliga.  A tomada se divide em planos ou cortes, que ajudarão a transmitir emoções e ideias.   Veja alguns tipos de planos:

  • Close – focaliza um detalhe (como os olhos de um ator).
  • Plano geral  - mostra o cenário (como um lugar descampado, perto de um lago).
  • Travelling – a câmera acompanha o movimento de uma personagem (como uma atriz andando às margens do lago)

Além de usar esses recursos de imagem, o roteiro de cinema precisa descrever as personagens e indicar, com rubricas, sua maneira de ser e proceder.

As rubricas são grafadas em destaque (geralmente em itálico) e vêm entre parênteses. Por exemplo: (Assustado e sem fôlego), (Ele abriu a porta e olhou a sala atentamente) etc.

Os diálogos são apresentados em discurso direto e, antes de cada fala, aparece o nome da personagem.

 

SINOPSE DE FILME

Quem já entrou em uma vídeo locadora sem saber o que alugar sabe como é útil aquele resumo que se encontra na parte de trás da caixinha!  Da mesma forma, a seção do jornal que conta um pouco dos filmes em cartaz auxilia na escolha de quem vai ao cinema.

Não se deve esquecer, porém, que esses resumos – como qualquer outro texto – podem ser interpretados de diferentes maneiras pelas pessoas.

Uma sinopse deve apresentar dados técnicos referentes à obra, e também pode servir para despertar a atenção de quem a lê.  Nesse caso, é importante contar a história, mas deixar o leitor curioso por saber mais.

.