Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
11





                                              

                            

 

 

 


Eneida Cristinna
Eneida Cristinna

 

ENTREVISTA com a poetisa ENEIDA CRISTINNA

 

 

Sua Biografia:

 

Eneida Cristinna, natural da cidade de Colinas, Maranhão.
Poetisa nata, autodidata, foi bancária, e agora dedica-se à sua paixão, a arte da escrita, especialmente a poesia.

Escreve há dois anos em sites e páginas virtuais, publicando textos filosóficos e poesias.

 

Seu Livro:

 

Numa visão contemplativa da natureza e do coração, a poetisa, como uma abelha, extrai o suave néctar de suas poesias Minimalistas, exalando leveza e levando a suaves reflexões, em suas pétalas de poesia.
Em O Melhor Cálice, sorve um amor de gosto intenso, do fruto mais saboroso das vinhas, vindo com a maturidade, tão profundo, que com ele viaja aos recônditos do coração, embalando-nos em versos livres e rimas, indrisos e sonetos, acompanhando esse amor, para além da vida, na eternidade.

 O livro, O Melhor Cálice você encontra na Livraria do Leia-Livros: 

http://www.leia-livros.com/product-page/o-melhor-c%C3%A1lice

 

Como surgiu a escritora Eneida Cristinna?

Descobri o dom e o amor pela escrita, na adolescência. Surgia uma escrita livre, poesias de romantismo leve, ou de teor revolucionário, inconformada com o cenário político que eu descobria, ainda sob a ditadura. Em outras, indagava e respondia a mim mesma, sobre minhas dúvidas e anseios existenciais, típicos da adolescência. Usava o codinome " Ave Crisna ".

Por circunstâncias da vida, deixei de publicá-las. E assim surgia na fase adulta, uma Eneida melancólica, que trazia Florbela Espanca na cabeceira. Dessa fase, guardo poemas jamais publicados. Até que deixei de escrever por longos anos.

E finalmente, em 2015, ela, a poetisa (ou Eu mesma, somos as mesmas pessoas), ressurge das cinzas, agora Eneida Cristinna, começando a escrever em redes sociais, pensamentos, reflexões, poesias. Amigos escritores nesse meio, (Inês Seibert, Vitor Ávila), me incentivaram a abrir a página no Facebook, a " Nuances de Minha Alma " e depois o blog Alma nua em flor.

 

Quais seus poetas preferidos e por quê?

* Florbela Espanca (pela afinidade romântica, lirismo, pela excelência como poeta, ao meu ver, quem mais belamente escreveu sobre o amor romântico).

* Khalil Gibran (cabeceira na adolescência, seu teor espiritualista e suas falas sobre o amor, sobre a vida em vários aspectos, seus desenhos, me fascinaram, sempre. Tanto que dei o seu nome ao meu primeiro filho).

* Guilherme de Almeida (A admiração vem do colegial ao estudar literatura, estilo romântico, singular. Mais tarde, o vejo na poesia minimalista, em seus haikais guilherminos).

* Helena Kolody (profunda admiração pela Reika, que só vim a conhecer ao apreciar a poesia minimalista. Primeira mulher brasileira a publicar uma obra especificamente de haikais. Mestra, excelência em expressar muito, em poucas palavras).

* Pablo Neruda, Drumond de Andrade, Vinícius de Moraes, Mário Quintana, Fernando Pessoa (Dispensa-se comentários).

Citaria muitos outros, especialmente, brasileiros.

 

Fale de você, da mulher por trás da escritora.

Mulher sensível, sonhadora, romântica. Espirita Kardecista, Cristã, trabalhadora de Cristo, por seu reino de amor, abraçando a missão de tocar os corações através das palavras, usando os dons que o Senhor me concebeu.

Mãe, filha, irmã, avó amorosa.
Amante do simples e do belo.

 

O que você acha de ser escritora em um país de poucos leitores, onde a literatura nacional não é valorizada e o custo de edição é alto?

Um cenário difícil, mas não impossível de mudança. É árdua a trajetória do escritor brasileiro, especialmente para aquele que ainda busca lançar-se na literatura brasileira, e mais ainda, para os poetas. Será que é pela qualidade da escrita? Não se pode generalizar. Gêneros e estilos que não agradam às massas?
_ Não. É por falta de incentivo por parte do governo e de valorização por parte das grandes editoras e da mídia.

 

O que poderemos fazer para mudar esse cenário?

Começar uma mudança através da educação básica, despertando as sensibilidades para a literatura, incentivar os talentos. Patrocínio à cultura, pelo governo e grandes empresas. (Mas isso antagoniza com os propósitos aparentes dos mesmos).

 

Alguns editores dizem que poesia não vende. A internet está repleta de talentosos poetas expondo seus trabalhos, são amados, admirados e idolatrados. Qual sua opinião? Poesia é arte para encantar ou devemos investir muito mais na comercialização e mudar essa
afirmação dos editores?

A poesia, como toda a arte, enleva e eleva a alma, nos dota de sensibilidade para aquilo que a olhos nus não é óbvio e palpável, mas existe. A internet, em seu lado bom, tem nos dado oportunidades de mostrarmos nossos trabalhos e sermos conhecidos. Os editores precisam abrir os olhos para esse nicho. Mesmo porque, editoras de Portugal, cito,
como de outros países onde a Literatura é mais valorizada, nos incentivam e têm nos procurado para publicação de obras individuais e coletivas (Antologias).

 

Seu livro, O Melhor Cálice, apresenta poesias minimalistas e poesias de amor. Por que esse título, uma poesia especial, ou algo mais?

Primeiro pela poesia intitulada "O Melhor Cálice", na qual me refiro como sendo o verdadeiro amor, o vinho de melhor paladar, a bebida dos deuses. Também pela poesia minimalista, cujo refinamento, em doses mínimas, nos encanta.

 

Fale sobre seus projetos literários. Ficará na poesia ou fará um passeio, quem sabe, aventurar-se pela prosa romântica?

Aceitei o desafio de gestar um romance, cujo embrião está se formando, e espero não ser abortado. Tem inicialmente como título " Helène - Além da linha invisível ".

 

Por que você recomenda a leitura de seu livro?

Um livro composto de poesias com muita sensibilidade. O leitor pode fazer um passeio por vários estilos poéticos, como poetrix, haikais, indrisos, sonetos e versos livres.

 

Deixe uma mensagem para seus leitores.

Queridos amigos e seguidores, fiz com muito carinho, essa seleção de poemas para vos encantar, através de " O Melhor Cálice ". Espero que apreciem como gotas de felicidade.

Continuem a me acompanhar diariamente pelos endereços:

www.almanuaemflorblogspot.com.br

https://www.facebook.com/nuancesdaalma/

www.recantodasletras.com.br/autores/eneidacristinna/