Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
5





                                              

                            

 

 

 


Os Filosofinhos, de Otto Guerra
Os Filosofinhos, de Otto Guerra

UMA TARDE PERTINHO DO ARTISTA

 

MATINÊ CLIO estreia com Otto Guerra em formato que privilegia contato das crianças com criadores gaúchos.

 

Na tela, Otto Guerra usa a animação para mostrar que filosofia combina com o universo infantil. Fora do mundo da imaginação, baterá um papo com os pequenos para explicar como um desenho se torna animado. O encontro do diretor com seu público mirim está marcado para a tarde do próximo domingo, no StudioClio, na estreia do projeto Matinê Clio. E a criançada vai ganhar um presente de luxo na ocasião: serão exibidos fragmentos da série OS FILOSOFINHOS, produzida pela Otto Desenhos Animados e que deve chegar à TVE no ano que vem.

 

- Toda criança é uma filosofinha. É uma honra ser o primeiro convidado do projeto, e também é muito raro nossa produtora fazer conteúdo infantil. Será um belo teste de público – opina Guerra.]]Inspirada na coleção de livros homônima da Tomo Editorial, coordenada pela filósofa Maria de Nazareth Agra Hassen, a série infantil conta a história de um avô fanático por música e filosofia que criou canções sobre diferentes filósofos para os netos. Antes da exibição no evento, o Núcleo de Investigação Clownesca (NIC) recebe os pequenos com performances e brincadeiras – o grupo também encerra a programação com apresentações.

 

- O StudioClio ficava fechado aos domingos, por isso, tivemos a ideia de ocupar o espaço com uma programação educativa – explica o gestor Vitor Ortiz, que comanda o projeto ao lado de Claudia Porto e Carolina Amorim, formando o Coletivo Clio. - A ideia é integrar as crianças com os artistas de Porto Alegre, possibilitando esse acesso à produção cultural local. Não é só divertimento, é formação de público – completa.

 

Com encontros mensais, o projeto também se transforma em um espaço para homenagear o trabalho de grandes artistas gaúchos. Ainda não há nomes confirmados para as próximas edições, mas a data já está escolhida: o segundo Matinê Clio será realizado no feriado de 15 de novembro. A proposta é convidar artistas de diferentes áreas, como música, teatro, literatura e artes virtuais.

 

- Escolhemos o Otto Guerra para ser o primeiro porque a animação é uma linguagem muito próxima desse público. Além disso, ele é premiado internacionalmente. Hoje, há uma competição com a internet e a grande mídia, o que pode significar um soterramento da produção local. Precisamos reconhecer as obras e os artistas fundamentais da cidade – defende Ortiz.

 

O Matinê Clio é voltado para crianças de sete a 13 anos. No auditório, a capacidade é limitada a 60 pessoas, por isso, é indicada a compra antecipada de ingressos.

 

Fonte: Zero Hora/Segundo Caderno/Nathália Carapeços (nathalia.carapecos@zerohora.com.br) em 18/10/2017.