Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
10





                                             

                            

 

 

 


Oito Livros para Estudar (sem estar Estudando)
Oito Livros para Estudar (sem estar Estudando)

 

OITO LIVROS PARA ESTUDAR (SEM ESTAR ESTUDANDO)

 

LEITURAS AGRADÁVEIS, INTERESSANTES E QUE, DE QUEBRA, AJUDAM A REVISAR CONTEÚDO QUE CAI NAS PROVAS DO ENEM E DAS UNIVERSIDADES.  VEJA AS DICAS DE LIVROS DOS PROFESSORES DE CURSINHOS PARA VOCÊ SAIR EM FÉRIAS, NÃO PERDER O FOCO NOS ESTUDOS, MAS, AO MESMO TEMPO, DIVERTIR-SE.  LISTAMOS OBRAS QUE TRATAM DE HISTÓRIA, FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E ATÉ MESMO FICÇÃO PARA SERVIR DE COMPANHIA NA PRAIA OU EM CASA.

 

 

 

HISTÓRIA DO PENSAMENTO OCIDENTAL – Bertrand Russel (editora Nova Fronteira, 416 páginas):

O livro aprofunda, especialmente, o sistema de pensamento dos gregos e dos medievais.  Russel funciona como um mediador e conecta o leitor com as ideias de grandes pensadores.  A abordagem é fidedigna e a leitura possui um certo rigor, mas não é pedante, possibilita que um público mais amplo leia e possa entender a obra.  A dica é do professor de filosofia Demétrius Ávila.

 

 

 

O CAÇADOR DE PIPAS – Khaled Hosseini (editora Globo Livros, 368 páginas):

Ele conta a história de uma amizade entre dois meninos no Afeganistão, na década de 1970.  A obra junta o prazer da leitura com objetos de estudo da geografia, como a demografia, cartografia, migrações e geopolítica.  Como pano de fundo da narrativa, estão os conflitos entre classes, o preconceito e a ocupação soviética do Afeganistão.  A dica é do professor de geografia Saul Chervenski.

 

 

 

O QUE É CAPITALISMO – Afrânio Mendes Catani (editora Brasiliense, 144 páginas):

A obra faz uma abordagem sociológica e interdisciplinar que vai de Max Weber a Karl Marx e outros pensadores para traçar o contexto histórico do Capitalismo.  A leitura é crítica, mas palatável e compreensível ao público em geral.  A obra faz parte da coleção Primeiros Passos da Editora Brasiliense, que tem outros livros como O QUE É SOCIOLOGIA, de Carlos Benedito Martins, que também vale a leitura.

 

 

 

THE HITCHHIKER’S GUIDE TO THE GALAXY – Douglas Adams (editora Ballantine Books, 224 páginas):

Para ler em inglês, o importante é considerar o nível da língua antes de escolher o livro.  Mas esse clássico de ficção científica tem linguagem acessível e é uma leitura divertida para as férias.  O leitor vai se deparar com palavras novas (fictícias e reais), mas a história pode ser compreendida, mesmo sem domínio total do vocabulário.  Perfeito para não perder o contato com a língua.  Indicado por Fábio Vasques, professor de inglês.

 

 

 

INCIDENTE EM ANTARES – Erico Verissimo (editora Companhia de Bolso, 496 páginas):

É um clássico do realismo mágico, vertente que mescla elementos reais com fantasia e tem uma linguagem coloquial.  A primeira parte tem como pano de fundo acontecimentos históricos do Estado, como a Guerra do Paraguai e a Campanha da Legalidade.  A segunda conta a história dos mortos da cidade de Antares. Dica do professor de literatura Marcos Bondan.

 

 

 

ORDEM MUNDIAL – Henry Kissinger (editora Objetiva, 432 páginas):

Escrito pelo professor de Harvard e ex assessor de segurança e secretário de Estado dos Estados Unidos, o livro é bom para estudar história e atualidades.  Kissinger, a partir de suas experiências, trata de assuntos políticos e diplomacia, fazendo uma análise do desafio global enfrentado no século 21, que é construir uma ordem internacional em um  mundo divergente e multicultural.

 

 

 

BRASIL: UMA BIOGRAFIA – Lilia Schwarcz e Heloisa Starling (editora Companhia das Letras, 846 páginas):

É um grande livro para ficar dentro da história do Brasil.  Bem escrito, leve e nada cansativo. Do descobrimento até a idade contemporânea, as autoras destacam os acontecimentos mais interessantes desses mais de 500 anos, contados de forma original.  A obra reúne documentação e aborda aspectos culturais e do cotidiano.  Dica do professor de história Felipe Pimentel.

 

 

 

PATAS ARRIBA: LA ESCUELA DEL MUNDO AL REVÉS – Eduardo Galeano (editora Siglo Veintiuno, 384 páginas):

Em formato de minicontos, o livro é um dos legados deixados pelo escritor uruguaio que faleceu em 2015,  A obra aborda temas como sociedade, cultura e juventude, sempre presentes no Enem.  Além disso, textos de Galeano já caíram no exame.  Para não perder contato com a língua, a leitura é dinâmica e, pelo formato, não é preciso ler uma vez só.  Uma boa dica de Gabrielle Lafin, professora de espanhol.

 

Fonte:  ZeroHora/Caderno Educa em 4 de fevereiro de 2016.