Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2





                                              

                            

 

 

 


Nunca me Sonharam / Documentário de Cacau Rohden
Nunca me Sonharam / Documentário de Cacau Rohden

DOCUMENTÁRIO ABORDA A EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

 

NUNCA ME SONHARAM, de Cacau Rhoden – Documentário, Brasil, 2017, 96 min.

 

Em cartaz no espaço Itaú 2, com sessão às 18h, o documentário NUNCA ME SONHARAM coloca em discussão um dos temas mais urgentes no Brasil. O diretor Cacau Rhoden percorreu 10 Estados do país e ouviu de estudantes, professores, gestores e especialistas no tema os desafios do presente e as expectativas para o futuro de quem vive a realidade do Ensino Médio nas escolas públicas do país.

 

Perpassando questões graves como carência social e negligência política, o filme ilumina uma realidade que compreende mais de 80% dos jovens que estudam no Brasil. “Fui investigar em que condições se dá o Ensino Médio nas escolas públicas e por que os jovens estão abandonando a escola. Ao dar voz aos jovens, percebemos que, apesar de todas as adversidades enfrentadas, eles estão se autoproclamando protagonistas de seus caminhos”, explica Rhoden na plataforma digital do projeto (video-camp.com/pt/movies/nuncamesonharam, na qual o documentário pode ser assistido gratuitamente por professores cadastrados e moradores de cidades onde não está em cartaz).

 

O título do filme vem da declaração de um estudante de Nova Olinda, no interior do Ceará, sobre seu esforço em driblar o destino dos pais: “Para eles, o máximo era terminar o Ensino Médio e arrumar um emprego. Acho que nunca me sonharam sendo um psicólogo, nunca me sonharam sendo professor, nunca me sonharam sendo um médico, não me sonharam. Eles não sonhavam e nunca me ensinaram a sonhar”.

 

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=KB-GVV68U5s

 

Fonte: ZeroHora/2º Caderno em 18/06/2017.