Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
4





                                              

                            

 

 

 


Monteiro Lobato
Monteiro Lobato

Você sabia sobre Monteiro Lobato

1. Nasceu José Renato Monteiro Lobato, mas mudou o nome para José Bento porque queria usar uma bengala do pai com as iniciais JBML, o que não seria possível se suas iniciais fossem JRML.

 

2. Foi reprovado em Português na primeira tentativa de entrar na faculdade de Direito.

 

3. Aos 22, ganhou um concurso literário do Centro Acadêmico onde estudava.

 

4. Em 1926, foi morar nos Estados Unidos como adido comercial da embaixada brasileira. Lá, publicou “O Presidente Negro e o Choque de Raças”, que trata de uma eleição presidencial em que um dos candidatos é negro. E outra é mulher.

 

5. Monteiro Lobato voltou ao Brasil em 1931, certo de que o País tinha petróleo em seu subsolo, e foi ridicularizado por isso.

 

6. Incansável, escreveu uma carta ao então presidente Getúlio Vargas, que considerou o texto “ofensivo” e mandou Lobato pra cadeia.

 

7. O escritor ficou preso por três meses no Presídio Tiradentes — o mesmo onde, até 1972, ficou detida Dilma Rousseff, atual Presidente da República.

 

8. Finalmente, a primeira jazida de petróleo brasileira foi descoberta em 1939, em um bairro de Salvador chamado… Lobato.

 

9. É de Monteiro Lobato o lema “O Petróleo É Nosso”, usado na campanha pela criação da Petrobras.

 

10. Depois de libertado do presídio Tiradentes, Monteiro Lobato teve um lote de livros apreendidos e destruídos.

 

11. “A Menina do Narizinho Arrebitado”, precursor do que viria a se tornar a série do Sítio de Picapau Amarelo, foi lançado no Natal de 1920.

 

12. O livro tinha ilustrações de Voltolino, caricaturista que tinha trabalhado no “Pirralho”, a revista fundada por Oswald de Andrade.

 

13. Em uma carta enviada a um professor, junto a alguns exemplares de Narizinho, Lobato pedia ao amigo para testar o livro com as crianças. Explicava: “Só procuro isso: que interesse às crianças”.

 

14. Respondia todas as cartas que recebia dos leitores mirins.

 

Ironi Jaeger/25/10/2016