Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
9





                                              

                            

 

 

 


Filosofia/Artigo de Halisson Neander
Filosofia/Artigo de Halisson Neander

   ARTIGO:  FILOSOFIA (Amor à Sabedoria)              AUTOR:  Halisson Neander

 

Filosofia (Amor à Sabedoria).

Surge no exato momento em que o homem pondera as “engrenagens” da vida, logo após começar a refletir sobre o porquê de tudo que acontecesse a nossa volta.  Coisas que vemos e tentamos, a todo custo saber a razão, coisas que não vemos, mas tentamos descobrir e explicar seu funcionamento. Esse é apenas um dos vários papeis que a filosofia emprega, desde épocas remotas na Grécia, mais ou menos em 600 a.C , onde os gregos procuravam  explicações logicas e racionais para acontecimentos que eram respondidos, sempre através da mitologia.

Antecessores de Sócrates apoquentavam-se com fenômenos da natureza e os mistérios do universo e nisso buscavam explicações através de pressupostos e de métodos científicos como faziam os físicos: “Tales, Anaximandro e Heráclito”, assim diversos pensadores divergiam sobre suas ideias e formas.
A Filosofia hoje esta presente em todo lugar e de formas diferentes, às vezes, como uma tentativa de resposta, em outras vezes como indagações, etc. 

Certa vez, eu estava  no ponto mais alto do local onde trabalho, e ali comecei a observar as pessoas indo e vindo.  Devido à altura do lugar, meus olhos enxergavam um aglutinado de pessoas bem pequeninas e,  se pararmos para pensar pode-se chegar à conclusão de que realmente somos pequenos ,quando comparados a tudo que existe, quando comparados a tudo que ainda não vimos e, provavelmente não iremos ver; somos pequenos quando comparamos tudo o que sabemos com tudo que ainda temos a aprender. Nesse momento, se formos intelectualmente honestos perceberemos que sabemos muito pouco ou quase nada.

 

Bem, isso despertou em mim alguns pensamentos e, como consequência as seguintes indagações:
“Qual a função de tudo isso? Por que isso ou aquilo acontece? Qual a razão de alguns possuírem tudo e outros possuírem tão pouco?”. Pitágoras defendia em seus pensamentos a ideia de que tudo precede a alma, pois a seu ver esta é imortal. Demócrito e Leucipo defendiam a formação de todas as coisas, a partir da existência dos átomos. Para algumas perguntas temos respostas rápidas e simples, mas serão elas, as respostas certas? 

“Podemos dizer que quem tem tudo, batalhou. Correu atrás ou teve oportunidades. Podemos dizer que quem tem pouco não batalhou o suficiente ou não teve oportunidades”. Será uma dessas a resposta certa para uma entre mil perguntas? Talvez sim, talvez não... O certo é que não podemos afirmar com certeza, se o fizermos poderemos estar errados, pois assim como disse Heráclito: “Não cruzará o mesmo rio duas vezes, porque outras são as águas que correm nele.” Cada caso é único e variável de pessoa para pessoa. Filosofia é isso, parar, perguntar, questionar e buscar sempre uma resposta para nossas dúvidas, que nos satisfaça. E amar a sabedoria e buscar o conhecimento... Afinal, a Filosofia está em todo lugar, está na saúde, que às vezes olhamos como um campo distinto, mas se nos aprofundarmos perceberemos que de certa forma estão concatenadas.

A Filosofia ao longo da história foi vista como a medicina da alma, enquanto a saúde, a medicina do corpo. Hoje podemos ver medicina e psicanalise, positivismo, dialética, materialismo, estruturalismo, fenomenologia; existencialismo, humanismo  na sistemática do pensamento filosófico, que, constituíram doutrinas e métodos na área da saúde em especial na da Saúde Coletiva... Podemos ver e analisar conhecimentos, teorias e conceitos de muitos pensadores no âmbito filosófico, mas para não ficar  extenso e muito cansativo, apenas mencionarei uma de muitas teorias de Nietzsche, que, se olharmos atentos para ela torna-se exorbitante: 
“O que não me mata, me fortalece.” Uma frase curta que pode levar a milhares de comparações, mesmo correndo risco de ser redundante citarei alguns exemplos:
Quando nos recuperamos de uma doença, em muitos casos, nos sentiremos mais fortes. Tudo de ruim que nos acontece, seja no âmbito da saúde, do sentimento ou quaisquer outros, sempre poderemos aprender uma lição. Obter experiência se forem erros cometidos; ilusões ou expectativas depositadas antes da hora ou simplesmente por descaso, mas o importante é que na maioria das vezes sairemos mais fortes e provavelmente não voltaremos a cometer os mesmo erros.

Infelizmente hoje, para muitos, a Filosofia é vista erroneamente como algo sem muita importância, quando comparada à ciência ou à matemática ou outras disciplinas.  Muitas vezes, as pessoas que pensam assim, não tem aversão ou ódio pela Filosofia, mas sim, falta de informação e acesso aos conceitos básicos. Pois se pensarmos bem, a filosofia é ensinada tardiamente nas escolas e, as pessoas que a julgam “sem muita importância”, sequer chegam a conhecê-la, muito menos a ler um livro por vontade própria. Ainda assim,  algo interessante acontece e muitos nem percebem, que mesmo desconhecendo a Filosofia,  citam  frases de grandes filósofos baseando nelas determinadas decisões em suas vidas. A Filosofia esteve presente ontem, hoje e estará amanhã, basta ter vontade de conhecê-la, e abrir os olhos para ela. Filosofia é vida!