Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
6





                                              

                            

 

 

 


Ela, Nós e o Leblon... por Renata Silva
Ela, Nós e o Leblon... por Renata Silva

 

 

ELA, NÓS E O LEBLON...

 

Flores, bombons, roupas, perfumes, sapatos, joias, viagens, uma reserva num restaurante bacana, na pizzaria ali da esquina, ou então um cachorro-quente na praça, curtindo o frio a dois... Uma noite de amor. Todos que têm um par já estão se programando. Existem também os que não têm par. Que num dia como este ou se enclausuram deprimidos ou se divertem mesmo assim com outros que não têm par. Enfim, namorar, não namorar... E viva o Dia dos Namorados!

 

E falando em namorados gostaria de apresentar duas composições que contam a história de uma moça namoradeira. Na-mo-ra-dei-ra que, segundo o dicionário UOL/Michaelis, significa: adj (namorado+eira) Que só se preocupa com namoros.

 

Ela, Teresa, “nariz levantado, os olhos verdinhos, bastante puxados, cabelos castanhos e uma pinta do lado”. Uma mulher bonita, porém em minhas pesquisas, esses anos todos, não consegui descobrir de que lado ficava a pinta. Deixa pra lá. São anos, pois ouvi essa história ainda menina e não mudei a minha opinião desde então: A Teresa era uma moça levada!

 

Frequentadora da famosa Praia do Leblon, no Rio, dona de um “corpo bonito” e “uma pele morena”. Acredito que era fiel aos seus relacionamentos, pelo menos enquanto duravam. Não há indícios de que ela se envolvia simultaneamente com os rapazes. O que estas músicas mostram é a divertida conversa de dois amigos sobre esse “amor de pequena” que encheu seus corações com um pouquinho da alegria de amar.

 

Com um passou o verão, com o outro se esquentou no inverno, mas não ficou com ninguém, pois como namoradeira, gostava mesmo era de namorar! E tempos depois eles, os amigos, se encontram, falam dela antes que alguém se lembrasse. E numa conversa bem descontraída descrevem que já não estava mais no Leblon, agora em Ipanema, mas como antes: namoradeira... e “bonita demais”.

 

Caros leitores,

 

Apresento a vocês, nas vozes de Dick Farney & Lúcio Alves:

 

TERESA DA PRAIA (1954), uma composição de Tom Jobim e Billy Blanco.

 

https://www.youtube.com/watch?v=0fTgcsPiFAI

 

ANTES QUE ALGUÉM SE LEMBRE DELA (1979), uma composição do bahiano Luiz Berimbau.

 

https://www.youtube.com/watch?v=zaXZTBH9HEs

 

OS INTÉRPRETES

 

 

DICK FARNEY (1921/1987) um grande pianista, cantor e compositor. Nascido na cidade do Rio de Janeiro, filho de pai pianista clássico, ainda criança, já gostava de tocar (em segredo) alguns temas de charleston. Começou a cantar influenciado pela música do cantor norte-americano Bing Crosby e seu primeiro sucesso foi Copacabana (1947), composto pelo também carioca João de Barro, o Braguinha. Nos Estados Unidos, atuou com grandes músicos do jazz - Nat King Cole, David Brubeck, Bill Evans, Count Basie, Tommy Dorsey, Buddy Rich... Na música brasileira interpretou grandes sucessos de Dorival Caymmi, Jair Amorim, José Maria de Abreu, Tom Jobim, Luiz Bonfá, Alberto Ribeiro, Hervê Cordovil, do famoso tema que eu simplesmente amo Uma Loira, entre tantos outros. As duas listas são enormes!

 

LÚCIO ALVES (1927/1993) cantor e compositor, mineiro de Cataguases. No início da década de 50 tornou-se um dos cantores mais populares do rádio e nesse período gravou várias canções em parceria com o amigo Farney. Os grandes temas que interpretou Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira), Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi), O Barquinho (Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli).

 

Essas e muitas outras músicas do grande Dick Farney, bem como suas parcerias, foram o meu ponto de partida para a apreciação da boa música brasileira e do jazz.  Deixo pra vocês o tema Minha Namorada, de Carlos Lyra e Vinícius de Morais, para apreciação – Agora uma boa dose de romantismo! Boa leitura, boa audição e que venha o Dia dos Namorados!

 

https://www.youtube.com/watch?v=Z63ai40ulmk

 

https://www.facebook.com/pages/Escrevo-com-M%C3%BAsica-by-Renata-Silva/921493887883964