Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
5





                                              

                            

 

 

 


E-learning por Adelina Antunes
E-learning por Adelina Antunes

 E-learning

Por: Adelina Antunes


Num mundo cada vez mais globalizado e dependente das tecnologias da informação, o modo como encaramos a Internet tem por certo que sofrer “atualizações”. Vista por muitos como o modo mais fácil de entretenimento e de comunicação à distância esta é, cada vez mais, um centro de conhecimento e de desenvolvimento pessoal, social, cultural e mesmo profissional. Por mais recôndito que seja o lugar em que vivemos, por mais isolado ou distante dos centros urbanos e de conhecimento, é possível, graças à internet, visitar um museu, ir à biblioteca ou frequentar um curso universitário… ainda que não exista nenhuma universidade por perto.

As plataformas de e-learning fazem atualmente parte de todas as universidades e mesmo de grande parte das escolas. Salas de estudo, de convívio, cibercafés, bibliotecas, que podem funcionar com ou sem assinatura e nas quais é possível aceder à bibliografia obrigatória e complementar. Consultar exames de anos anteriores ou mesmo trabalhos efetuados por antigos alunos e/ou professores, estão à distância de um clic. O contacto com docentes, pessoal administrativo, direção ou qualquer outro órgão da universidade/escola, pode ser feito sem as incomodas e por vezes difíceis deslocações, recorrendo a uma simples mensagem de email ou com recurso às plataformas interativas.

É verdade que estas plataformas são utilizadas como um complemento ao estudo e que não substituem a tradicional presença na sala de aula. Há no entanto outras modalidades de estudo. Outro tipo de universidade na qual as deslocações e presenças em sala não existem porque esta funciona apenas pela internet. Em que as salas de aula, de convívio, o café, são todos virtuais e as turmas podem ser constituídas por alunos “espalhados” pelos quatro cantos do mundo. Em que cada aluno gere o seu próprio tempo e modalidade de estudo. Em que a exigência se torna maior pois o aluno estuda sozinho. Sem a presença de um professor que lhe possa esclarecer de imediato uma dúvida ou que lhe chame a atenção porque anda distraído ou sem cabeça para trabalhar.

Em Portugal a Universidade Aberta é um exemplo do que está a ser feito à distância com rigor e qualidade.

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público em Portugal de Ensino a Distância (EaD). Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza, a todo o tempo, nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas, e dando especial enfoque à expansão da língua e da cultura portuguesas no espaço da lusofonia (comunidades migrantes e países de língua oficial portuguesa). Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual, inédito em Portugal e desenvolvido por esta instituição.

Em 2010, o EaD praticado pela UAb foi distinguido com o Prémio da EFQUEL – European Foundation for Quality in Elearning e com a certificação da UNIQUe – The Quality Label for the use of ICT in Higher Education (Universities and Institutes). No mesmo ano, a UAb foi também qualificada, por um painel internacional de especialistas independentes, como a instituição de referência para o ensino em regime de elearning em Portugal. Em 2011, a UAb foi distinguida com o 1º Nível de Excelência da European Foundation for Quality Management (EFQM).

In: http://www.uab.pt/web/guest/uab/apresentacao

 

Muitas vezes pensamos que é difícil preparar o futuro. Investir em formação ou frequentar uma universidade sem sequer nos lembrarmos que está nas nossas mãos, sem sair de casa, sem deslocações por vezes onerosas e apenas alterando um pouco os nossos hábitos, ter acesso a um mundo de cultura e de conhecimento. A formação credível e conceituada. A um futuro que ainda tem muito para nos oferecer.