Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
2





                                              

                            

 

 

 


Da Prosopopeia ao Dia a Cultura...
Da Prosopopeia ao Dia a Cultura...

 

1 - Provavelmente, o primeiro poeta nascido em terras brasileiras foi Bento Teixeira. Seu livro Prosopopeia foi publicado em Lisboa, no ano de 1601

 

2 - O paulista José Carlos Inoue entrou para o Guinness - Livro dos Recordes. Ele tem o recorde de romances já publicados no mundo. Foram 1.086, sob 39 diferentes pseudônimos

 

3 - A casa em que residia o escritor paulista João Antônio pegou fogo e o incêndio queimou todos os originais. Teimoso, escreveu tudo de novo. Malagueta, Perus e Bacanaço, o livro reescrito, publicado em 1963, virou clássico

 

4 - Foi com suas últimas economias que o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez publicou sua obra-prima Cem Anos de Solidão. A primeira tiragem de oito mil exemplares se esgotou em 15 dias.

 

5 - O primeiro livro impresso foi a Bíblia de Johannes Gutenberg, em 1455.

 

6 - O primeiro livro impresso em português foi o Pentateuco – reunião dos cinco primeiros livros da Bíblia -, em Algarve, Portugal, em 1 487.

 

7 - Hercule Poirot, personagem criado por Agatha Christie, aparece em 33 livros da escritora. Miss Marple, outra conhecida personagem de Christie, foi inspirada na avó da autora.

 

8 - Os países que mais consomem livros no mundo são, pela ordem: China, Estados Unidos, Japão, Rússia e Alemanha.

 

9 - O país com o maior número de livrarias são os Estados Unidos, com uma para cada 15 mil pessoas. No Brasil, existe uma para cada 70 mil habitantes.

 

10 - Além de poeta, Bandeira trabalhava como tradutor, crítico de literatura e professor. Traduziu obras de Shakespeare e colaborou com jornais importantes como Diário Nacional, Jornal do Brasil e Folha da Manhã.
Foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1 940, ocupando a cadeira de número 24.
Agora, o mais curioso: Bandeira considerava-se um artista de província, além de um poeta ruim

 

11 - Miguel de Cervantes tinha 57 anos quando publicou a primeira parte de Dom Quixote. obra-prima do espanhol Miguel de Cervantes, obteve um sucesso tão grande na época da sua publicação que um anônimo escreveu uma segunda parte do romance.

 

12 - Ernest Hemingway reescreveu o final de seu livro Adeus às Armas 39 vezes, até ficar satisfeito.

 

13 - Entre 1915 3 1918, Agatha Christie trabalhou em uma farmácia preparando remédios e venenos. Muito do conhecimento que obteve nesse período a ajudou a escrever suas histórias de mistério. Seus livros venderam mais de um bilhão de cópias ao redor do mundo. A marca só é superada pela Bíblia e pelas obras de Shakespeare.

 

14 - Guimarães Rosa trabalhou como diplomata na Alemanha durante o período nazista. Com a esposa, protegeu judeus perseguidos pelo regime. Em virtude disso, ambos foram homenageados em Israel, em 1 985. O nome do casal foi dado a um bosque nas imediações da cidade de Jerusalém.

 

15 - Castro Alves, baiano conhecido sobretudo pelo poema Navio Negreiro, teve que amputar um dos pés em virtude de um ferimento de espingarda. Detalhe: foi o próprio poeta quem atirou por acidente.

 

16 - Hoje é Dia Nacional da Cultura! Trata-se de uma homenagem a Rui Barbosa (1849-1923), nascido em 5 de novembro. O jornalista, político e jurista baiano foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e participou de todas as grandes questões de sua época, como a Campanha Abolicionista, a defesa da Federação, a própria fundação da República e a Campanha Civilista.