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Cora Coralina: Todas as Vidas, de Renato Barbieri
Cora Coralina: Todas as Vidas, de Renato Barbieri

DOCUMENTÁRIO LÍRICO REVELA MULTIPLICIDADE DE CORA CORALINA

 

Cora Coralina: Todas as Vidas de Renato Barbieri – Docudrama, 2016

 

Por Cássio Starling Carlos

Folhapress

 

Transpor as intensidades e o espírito da poesia para o cinema é um desafio no qual poucos foram bem-sucedidos. Enquanto a criação poética pode ser alusiva e musical, as imagens do cinema tendem ao concreto e à evidência. Por isso, simbolizar na linguagem audiovisual exige outros procedimentos.

 

CORA CORALINA: TODAS AS VIDAS enfrenta essa e outras dificuldades para tecer um retrato ao mesmo tempo objetivo e subjetivo da poeta goiana. Os planos iniciais, aéreos, da cidade de Goiás, onde Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas nasceu e que transmutou com sua voz poética, fazem temer um investimento excessivo na bela imagem.

 

A acumulação do texto lírico em voz over com cenas que recriam a infância e adolescência de Ana disparam reticências para um espectador mais exigente com sutilezas.

 

No entanto, a experiência de Renato Barbieri na direção abre possibilidades que libertam o filme da prisão ilustrativa. A poesia de Cora é, claro, o material mais forte e não faria sentido ocultá-la ou pretender abarcar sua riqueza somente com imagens.

 

Ao mesmo tempo, os percalços existenciais de Ana Lins revelam a persistência de sua personalidade e evidenciam características de sua obra, com a relação fusional com a natureza.

 

Além disso. A biografia da autora é também um retrato da condição feminina na pobreza brasileira, limitada pelo machismo e pelo moralismo, mas não calada.

 

A história pessoal mostra quantas mulheres Ana carregou em si, assim como projetou ela mesma e tantas outras nas criações de Cora Coralina.

 

O roteiro de Barbieri e Regina Pessoa costura esse material perigosamente híbrido com paciência e atenção, sabendo evitar os transbordamentos e excessos.

 

A escolha de seis atrizes para interpretar trechos de criações de Cora não serve apenas para reiterar a multiplicidade de sua poesia.

 

Cada uma introduz um modo peculiar de dizer os textos, e filmá-las em posição frontal, sem adereços, abre janelas ao longo do filme, respiros narrativos que nos convidam à escuta.

 

São escolhas que tornam CORA CORALINA: TODAS AS VIDAS diferente da leitura de uma biografia ou do mergulho em sua obra, uma demonstração de como incorporar o material factual e subjetivo de uma artista, reinterpretá-los e alcançar um resultado que vai além da encomenda bem executada.

 

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=WhFjzxLeThg

 

Fonte: Zero Hora/Segundo Caderno em 22/12/2017