Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
13





                                             

                            

 

 

 


Cidades Fantasmas, Documentário
Cidades Fantasmas, Documentário

CIDADES FANTASMAS

 

Passeia por lugares que sobrevivem em memórias.

Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer, Documentário, Brasil, 2017, 70 min.

 

Com seu primeiro longa-metragem, Tyrell Spencer conquistou no final de abril, aos 30 anos, um dos prêmios mais relevantes do cinema brasileiro: o documentário CIDADES FANTASMAS, que estreia hoje nos cinemas (15/06), venceu a mostra nacional do É Tudo Verdade, principal festival voltado ao gênero na América Latina.

 

Nascido em Uruguaiana, com nome e sobrenome representando os legados dos bisavós paternos ingleses, Spencer apresenta um melancólico ensaio visual que passeia pelas ruínas de quatro lugares que sobrevivem em escombros, nas fotografias e nas memórias de antigos moradores: Humerstone, no Chile, cidade erguida em torno de uma mina de salitre desativada nos anos 1960; Armero, na Colômbia, povoado atingido pela erupção de um vulcão que matou mais de 20 mil pessoas, em 1985; a brasileira Fordlândia, no Pará, construída nos anos 1920 pela montadora americana Ford como sede de trabalhadores durante o ciclo da borracha; e Epecuén, na Argentina, colônia de férias à beira de um lago que amanheceu tomada pelas águas numa manhã de 1985, em razão de uma desastrosa obra de canalização.

 

O projeto teve início com um curta-metragem rodado em Humbertsone, 2014. A ideia foi apresentada no núcleo de criação da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. A Globo Filmes mostrou interesse e veio o desenvolvimento do longa para o canal Globo News e de uma série para o Canal Brasil.

 

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=69XYWp-k0_A&t=9s

 

Fonte: ZeroHora/2º Caderno em 15/06/2017.