Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
1





                                              

                            

 

 

 


Cidades Fantasmas, Documentário
Cidades Fantasmas, Documentário

CIDADES FANTASMAS

 

Passeia por lugares que sobrevivem em memórias.

Cidades Fantasmas, de Tyrell Spencer, Documentário, Brasil, 2017, 70 min.

 

Com seu primeiro longa-metragem, Tyrell Spencer conquistou no final de abril, aos 30 anos, um dos prêmios mais relevantes do cinema brasileiro: o documentário CIDADES FANTASMAS, que estreia hoje nos cinemas (15/06), venceu a mostra nacional do É Tudo Verdade, principal festival voltado ao gênero na América Latina.

 

Nascido em Uruguaiana, com nome e sobrenome representando os legados dos bisavós paternos ingleses, Spencer apresenta um melancólico ensaio visual que passeia pelas ruínas de quatro lugares que sobrevivem em escombros, nas fotografias e nas memórias de antigos moradores: Humerstone, no Chile, cidade erguida em torno de uma mina de salitre desativada nos anos 1960; Armero, na Colômbia, povoado atingido pela erupção de um vulcão que matou mais de 20 mil pessoas, em 1985; a brasileira Fordlândia, no Pará, construída nos anos 1920 pela montadora americana Ford como sede de trabalhadores durante o ciclo da borracha; e Epecuén, na Argentina, colônia de férias à beira de um lago que amanheceu tomada pelas águas numa manhã de 1985, em razão de uma desastrosa obra de canalização.

 

O projeto teve início com um curta-metragem rodado em Humbertsone, 2014. A ideia foi apresentada no núcleo de criação da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre. A Globo Filmes mostrou interesse e veio o desenvolvimento do longa para o canal Globo News e de uma série para o Canal Brasil.

 

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=69XYWp-k0_A&t=9s

 

Fonte: ZeroHora/2º Caderno em 15/06/2017.