Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
11





                                              

                            

 

 

 


Aula de Letra & Música
Aula de Letra & Música

 

AULA DE LETRA E MÚSICA.

 

Kleiton e Kledir levam oficina de composição gratuita a universidades.

 

Depois das experiências como alunos de música erudita e da percepção de que há certo preconceito com o cancioneiro popular, os irmãos Kleiton e Kledir resolveram colocar em prática a ideia de uma oficina de composição.  Com edições realizadas em escolas e em favelas cariocas, o projeto “Letra & Música” chega a Porto Alegre para quatro edições gratuitas, todas em universidades:  PUCRS, Unisinos, UFRGS e Ulbra.

 

 

Para Kledir, o encontro – que dura uma tarde – vai ser menos uma aula e mais um bate-papo.  E, como conclusão, alunos e professores apresentam um show, no qual tocam uma composição feita durante o curso.

- Queremos dividir o que a vida vem nos ensinando.  Aprendemos a fazer música popular sem nunca ter feito aula, tocando violão e ouvindo rádio.  Sempre tivemos curiosidade e vontade de estudar, mas as escolas sempre foram de música erudita, até por conta de um certo tabu.  Mas estudar música popular é, sim, muito interessante – explica Kledir.

A dupla garante que a oficina pode ser feita por músicos profissionais, amadores ou por quem não toca nem pedra em vidraça.  Em um “ambiente de troca”, como define Kledir, eles vão explicar conceitos, contar histórias e comentar composições próprias e de outros artistas.  Serão destacados nomes como Vinicius de Moraes, Chico Buarque e Vitor Ramil, que conseguiram se destacar por criatividade, esforço ou conhecimento, explica o músico e professor.

Ainda que sempre tenha havido música ruim e música boa, diz Kledir, hoje as “composições de má qualidade estão tendo mais espaço”.  Ele considera os anos 1960 e 1970 a época mais fértil da música popular brasileira:

- A década de 1960 foi riquíssima em termos de qualidade.  Nossos grandes autores, os ícones da música brasileira, vêm dessa época, em que a música de grande qualidade fazia muito sucesso:  Chico, Caetano, Gil, Milton, Vinicius, Edu Lobo... São caras que escreveram a história do B rasil e tocavam no rádio.  Hoje em dia, mudou o cenário.

Até por isso, a formação de novos compositores no projeto “Letra & Música” inclui a produção de uma música – com direito a gravação e à apresentação ao vivo, sempre no dia seguinte, também com entrada gratuita. 

Fonte:  ZeroHora/Gustavo Foster (Gustavo.foster@zerohora.com.br) em 07/09/2015.