Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese




ONLINE
3





                                              

                            

 

 

 


A Importância da Pré-Escola
A Importância da Pré-Escola

 

A IMPORTÂNCIA DA PRÉ-ESCOLA

 

Para ser bem alfabetizada uma criança precisa antes de tudo ter uma autoestima elevada, precisa estar bem emocionalmente, ter segurança e autoconfiança, para poder enfrentar as dificuldades que o processo de alfabetização irão lhe impor.  Além disso, a criança precisa apresentar características de socialização e apresentar um bom desenvolvimento motor e dominância lateral definida.  Isso significa que ela deve brincar muito, exercitar-se através de jogos e brincadeiras que estimulem as percepções sensoriais (gustativa, olfativa, visual, tátil e auditiva).  Deve dominar seus movimentos corporais com habilidade e segurança, deve conhecer seu corpo, seus limites, ter postura, equilíbrio, reflexos e raciocínio lógico bem desenvolvidos. Por isso a importância das brincadeiras de rua, de jogar bola, andar de bicicleta, rolar na grama, brincar com areia, nadar, correr, pular, etc. isso é o que chamamos de coordenação motora global.

O próximo passo é o desenvolvimento da coordenação motora fina.  A criança se desenvolve nesse sentido quando desenha, pinta, usa tesoura, rasga, amassa ou pica papéis, quando brinca com jogos de encaixar e montar, enfim, quando desenvolve atividades manuais, associadas ao raciocínio, à percepção sensorial e à concentração.

Para uma boa alfabetização também são pré-requisitos importantes o desenvolvimento da capacidade de concentração, o desenvolvimento da memória e do raciocínio lógico e abstrato.  Estes podem ser aprimorados com brinquedos e programas educativos, músicas, histórias, filmes infantis, livros, conversas informais, e tantos outros recursos.

Toda e qualquer atividade estimula o cérebro, e quanto mais estimulado, melhor é o desempenho da criança em todo o processo de aprendizagem.  Além de tudo isso a criança precisa, sem dúvida, apresentar bom desenvolvimento físico e boa saúde.  Por causa de todo esse aprendizado é importante que as crianças frequentem a pré-escola.

Fonte:  Revista SOS Dona de Casa/Zona Norte

 Pesquisa/Postagem:  Nell Morato